Cegonha

[animal]

Existem três particularidades mencionadas na Escritura a respeito desse pássaro:

  1. Faz ninho nas faias (Sl 104:17). Isso está de acordo com a cegonha; é um pássaro grande e escolhe uma árvore que seja alta e, no entanto, que suporte bem o seu ninho.
  2. É representada como no céu (Jr 8:7). A cegonha voa muito alto, principalmente durante a migração.
  3. Tem asas poderosas (Zc 5:9). Isso também concorda com a cegonha, suas asas se estendendo por mais de 1,80m. A mesma palavra hebraica ocorre em Jó 39:13.

A palavra chasidah é parecida com a palavra traduzida como “misericordioso”, e o pássaro é notável por seu terno cuidado, não apenas com seus filhotes, mas também com os mais velhos. Na lista levítica é classificado entre as aves imundas (Lv 11:19; Dt 14:18). Isso é de se esperar, pois se alimenta de ratos, cobras e outros répteis, etc.

Tanto a cegonha preta (ciconia nigra) como a cegonha branca (ciconia alba) são numerosas na Palestina. As primeiras se associam em locais isolados e pantanosos, geralmente em bandos. As cegonhas-brancas preferem as habitações do homem, onde perambulam pelas ruas, devorando as sobras. Elas são muito respeitadas, e seria mal para qualquer um que as machucasse. Em alguns lugares, elas têm muito valor por causa de seus ataques às serpentes.