Casa
[geral]
Pouco é mencionado na Escritura quanto à construção das casas no Oriente. Pode-se dizer das casas orientais modernas, que os fundos da casa dão para a rua. Há uma porta, talvez com uma grade sobre ela, e uma ou duas grades no alto, sendo todo o resto uma parede branca. Uma casa pode ser observada o dia todo, sem que nenhuma alma seja vista, a menos que alguém apareça à porta, embora tudo o que se passa na rua possa ser visto através das grades. A porta se abre para uma varanda ou passagem, que leva a um pátio aberto, mas arranjado de forma que ninguém possa ver o interior do pátio quando a porta for aberta. O pátio é amplo, às vezes aberto ao céu, onde os visitantes são recebidos e os negócios são realizados: algumas têm dois pátios, ou mesmo três. Frequentemente, há uma fonte e árvores no pátio. Em torno do pátio existem entradas para salas mais privadas, onde são servidas refeições, e para câmaras onde os habitantes repousam. O “eirado” onde Samuel recebia Saul seria uma dessas salas (1 Sm 9:25).
Escadas no canto do pátio levam a quartos privados superiores; e muitas vezes há escadas fora da casa que levam ao telhado. Isso possibilitou que o enfermo fosse carregado para o telhado em Marcos 2:4, quando não se pudesse entrar pela porta. O telhado é geralmente feito de gravetos, arbustos espinhosos, argamassa e terra; que frequentemente precisam ser compactados para consolidar a estrutura após a chuva. Um buraco poderia ser facilmente aberto através de tal teto para permitir descer o paralítico. Outros telhados eram mais estruturados, com um parapeito ao redor deles para segurança. Em tais telhados, as pessoas se retiravam para conversas privadas e orações (At 10:9); e à tarde para refrescar (2 Sm 11:2).
O Senhor fala dos discípulos publicando no telhado o que Ele lhes havia dito em particular (Mt 10:27; Lc 12:3). Esse modo de proclamação pode ser visto com frequência no Oriente, quando o pregoeiro chama do alto do telhado as informações que precisa divulgar.
As casas eram em sua maioria construídas com pedra, que era abundante e a madeira comparativamente escassa. Em Basã ainda existem várias casas antigas, solidamente construídas de pedra, algumas com as portas de pedra antigas ainda em suas dobradiças, ou melhor, pivôs; muitas dessas casas não tem habitantes.
As casas temporárias e para os pobres muitas vezes eram construídas de barro, que poderiam ser facilmente invadidas por um ladrão, e que, se deixadas sozinhas, logo se transformavam em um monte de ruínas (Jó 4:19, 15:28, 24:16; Mt 24:43). O gado era frequentemente mantido em alguma parte da casa, como é até hoje, por segurança (1 Sm 28:24).