Camelo

[animal]

O animal doméstico bem conhecido do Oriente era o gamal com uma corcova (Is 30:6). Os camelos são muito adequados em sua constituição para o país em que são usados, seus pés são especialmente adequados para os desertos e sua capacidade de resistência permite-lhes viajar sem precisar beber com frequência. Eles precisam de tanta água quanto os outros animais, mas Deus lhes deu recipientes nos quais guardam a água que bebem e a usam quando precisam. Existem casos de camelo sendo morto por causa da água que poderia ser encontrada nele quando seu dono estivesse morrendo de sede. Eles se alimentam dos arbustos ásperos e espinhosos do deserto.

Eles constituem um item importante nas riquezas orientais. Jó tinha 3.000 camelos. Eles são usados para montaria e também como animais de carga, uma raça mais leve sendo usada para cavalgar e para carregar as malas (Gn 24:10-64). Em Isaías 21:7, lemos sobre “um carro com camelos” (ARF). Os camelos não eram assim usados na Palestina, mas a profecia se refere a mensageiros vindos da Babilônia, e ali outra espécie de camelo era comum, chamada de camelo bactriano, com duas corcundas; estes às vezes eram ligados em pares a carruagens rudes. Talvez a mesma espécie seja mencionada em Ester 8:10-14, sendo essa ocorrência também no Extremo Oriente: a palavra hebraica ali é achashteranim. Na lei levítica, o camelo era um animal imundo.

Pode-se dizer que o dromedário é o mesmo animal que o camelo, sendo o primeiro nome aplicado aos de uma raça mais leve e valiosa. Eles são usados para os mesmos fins que o camelo (1 Rs 4:28 (ginetes); Et 8:10; Is 60:6; Jr 2:23).

O provérbio de um camelo sendo engolido quando um mosquito foi escrupulosamente coado (Mt 23:24), é para mostrar como os preceitos mais importantes de Deus podem ser negligenciados juntamente com grande atenção a coisas triviais. Outro provérbio diz que “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mt 19:24). Acredita-se que isso se refira ao camelo se espremendo para passar por um pequeno portão, o que poderia fazer com dificuldade; mas a explicação do Senhor se refere ao que era impossível na natureza das coisas, mas era possível para Deus. Em graça, a nova criação supera todas as dificuldades.