Caldeus
[geral]
Após a menção de Ur dos caldeus em Gênesis 11:28, 31 e 15:7 e os caldeus que deram sobre os camelos de Jó (Jó 1:17), não lemos sobre eles por cerca de 1.500 anos, quando Deus os enviou para punir Judá (2 Rs 24:2). Então, no entanto, eles não podem ser distinguidos dos babilônios. Nabucodonosor, rei da Babilônia, foi chamado de caldeu (Ed 5:12), e na tomada de Jerusalém por Nabucodonosor foram os caldeus que destruíram a cidade (2 Rs 25); e, em 2 Crônicas 36:17, Nabucodonosor é chamado de “o rei dos caldeus”. É evidente, portanto, que os babilônios são chamados caldeus; e em certa época os assírios eram associados aos babilônios. Lemos “Vede a terra dos caldeus, povo que ainda não era povo; a Assíria a fundou para os que moravam no deserto” (Is 23:13). Esta passagem foi interpretada de várias maneiras. O significado parece ser que seriam os caldeus que destruiriam Tiro. Eles eram um povo que não havia sido considerado entre as nações até que os assírios os consolidaram como uma nação. Eles haviam habitado anteriormente no deserto – como quando deram sobre os camelos de Jó (Jó 1:17). Esse era o povo que levaria Tiro à ruína. Lowth57 traduz o versículo assim: “Eis a terra dos caldeus; este povo não tinha importância; (os assírios a fundaram para os habitantes do deserto; eles ergueram as torres de vigia, eles ergueram os palácios delas): este povo a reduziu a uma ruína”. Heródoto diz que “os assírios construíram as torres e templos da Babilônia” (Is 48:14, 20; Jr 21:4, 9-10; Ez 23:14; Dn 5:30, 9:1).
Foi considerado que a palavra hebraica Kasdim, traduzida “caldeus”, vem da palavra assíria Kasadu, “conquistar”, e é aplicada àqueles que “conquistaram” a planície caldeia. Os primeiros habitantes tinham uma língua aglutinante, como os descendentes de Cuxe tiveram: enquanto os caldeus falados no Velho Testamento eram um povo semita, que então possuía a terra. No início, eles eram várias tribos no sul da Babilônia, mas depois se uniram e aumentaram. Eles acabaram desaparecendo pela mistura de povos e relações sexuais, de modo a não serem distinguidos dos babilônios.
[57]
N. do T.: Willian Lowth (St. Martin, Ludgate em 3/09/1660 – Buriton em 17/05/1732) foi um clérigo inglês, conhecido como comentarista bíblico.