Cal

[mineral]

  1. שִׂידśı̂yd: os israelitas evidentemente sabiam como usar esse material. Isaías 33:12 fala dos “incêndios [queimaduras – KJV] de cal”; e em Amós 2:1 o juízo é pronunciado sobre Moabe “porque queimou os ossos do rei de Edom, até os reduzir a cal”.
  2. חֹמֶרchômer: mencionado já em Gênesis 11:3, em referência à construção da torre de Babel: eles usaram tijolo por pedra e o betume por cal. Em outros lugares, parece ter sido mais empregado para rebocar as paredes, e a argamassa não era tão necessária quando os edifícios eram de pedra (Lv 14:42, 45). O trabalho pesado dos israelitas no Egito consistia em preparar argamassa e também fazer tijolos (Êx 1:14). Argamassa era feita pisando-se o barro (Na 3:14 – ARA). A obra dos falsos profetas que profetizaram paz a Jerusalém, quando Deus ameaçou trazer juízo, é comparada a construir uma parede e rebocar com argamassa não adubada (fraca – AIBB): o vento de Deus derrubaria a parede (Ez 13:10-15). Isso ensina uma lição necessária de que tudo o que é construído para Deus deve ser construído com os materiais de Deus, caso contrário, não permanecerá (1 Co 3:11-15).
  3. גִּרgir: Pedras de cal: Os altares-ídolos são comparados a calcário macio, que logo serão reduzidos a pó quando chegar o tempo determinado de Deus para abençoar Israel (Is 27:9).