Cabeça

[geral]

  1. Além do uso comum da palavra “chefe”, referindo-se aos chefes de famílias e chefes das tribos, a palavra era usada simbolicamente para governo e poder, como quando Deus declarou que a Semente da mulher deveria ferir a “cabeça” da serpente (Gn 3:15). No Novo Testamento, o termo κεφαλή – kephalē é empregado para a posição relativa do homem na natureza, e de Cristo e de Deus: a cabeça da mulher é o homem; a Cabeça de cada homem é Cristo; e a Cabeça de Cristo é Deus (1 Co 11:3). Em outra conexão, Cristo é a Cabeça da Igreja (Ef 5:23; Cl 1:18); e Ele é a Cabeça sobre todas as coisas para a Igreja (Ef 1:22; Cl 2:10). Como Cabeça da Igreja, Cristo remove inteiramente todas as outras autoridades controladoras ou orientadoras. Assim como a cabeça de um homem guia e controla seu corpo, Cristo tem o controle completo sobre Sua Igreja.

Em Apocalipse 12:3, a “cabeça” simboliza uma forma de poder ou reino; e em Apocalipse 17:3, 9, as sete cabeças são sete montes nos quais a mulher se assenta, representando Roma, que foi comumente descrita como construída sobre sete colinas, e a mulher significa a Roma papal.

  1. A cabeça, mas usada para expressar uma pessoa (Nm 1:2-22, 3:47; 1 Cr 23:3, 24).