Bosque (Ídolo)
[geral]
- asherah, asherath. A palavra “imagens do bosque (postes-ídolos – ARA)” sugere naturalmente uma fileira de árvores, mas é evidente que esse não pode ser o significado porque os bosques eram colocados “debaixo de toda árvore verde” (1 Rs 14:23; 2 Rs 17:10). Manassés estabeleceu uma imagem de escultura do bosque que fizera no templo, a qual Josias removeu, queimou e reduziu a pó (2 Rs 21:7, 23:6). Esta, sem dúvida, era feita de metal, mas os bosques eram de madeira, como aprendemos por terem sido cortados e queimados (Jz 6:25-26; 2 Rs 23:14-15). Uma passagem fala de bosques sendo plantados (Dt 16:21); outra, de serem feitos, e outro, de serem edificados (1 Rs 14:15, 23). Eles estão constantemente associados a ídolos e imagens, e Juízes 3:7 fala que eles (Astarotes) foram servidos junto com os Baalins.
No geral, parece mais provável que fossem símbolos de madeira de uma deusa, na forma de imagens ou pilares, ou meros caules de árvores inseridos na terra. Em 2 Rs 23:7, lemos que as mulheres teciam “cortinas” (TB) para os bosques, mas eram literalmente “casinhas” ou “tendas” (ARA), o que implica que eles cercavam os bosques, provavelmente para fins impuros, pois a imoralidade era quase constantemente associada com idolatria. Kalisch56 e outros supõem que o nome Asera tem referência à deusa síria Astarte, e é assim traduzida pela LXX em 2 Crônicas 15:16. Fürst se refere como sendo o deus da natureza fenício. As muitas referências aos ídolos, imagens e bosques mostram quão longe Israel se afastou do Deus vivo e caiu na idolatria.
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N. do T.: Marcus Kalisch (ou Moritz) (16/05/1828 – 25/08/1885) foi um estudioso judeu nascido em Treptow, Pomerania, e morreu em Derbyshire, Inglaterra. Seus comentários são de valor permanente, não só pela originalidade do autor, mas também por sua excepcional erudição (cf. Wikipédia).