Benjamim [povo]
[povo]
O filho mais novo de Jacó com sua amada esposa Raquel. Ela morreu no nascimento dele e o chamou de Benoni, significando “filho da minha tristeza”, mas seu pai o chamou de Benjamim, “filho da destra” (Gn 35:18, 24). Figura de Cristo exaltado à destra de Deus (Benjamim) e, como rejeitado, o tempo da tribulação de Israel nos últimos dias (Benoni), Raquel sendo uma figura de Israel (Mq 5). Muito pouco é registrado sobre Benjamim pessoalmente: ele foi pai de dez filhos (Gn 46:21).
Benjamim era a menor das tribos, exceto Manassés, na numeração de Números 1:3, 7 e Números 2:22-23. No Salmo 68:27 é chamado de “pequeno Benjamim”; mas na numeração antes de entrar na terra, Benjamim excedeu em número a quatro das outras tribos (Nm 26:41). Em Gênesis 49:27, Jacó profetizou sobre a tribo que era “lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo”, Figura de Cristo em julgamento na Terra em um dia futuro. Em Deuteronômio 33:12, onde Moisés profetizou sobre as tribos, ele disse de Benjamim: “O amado do Senhor habitará seguro com Ele; todo o dia o Senhor o protegerá, e ele morará entre Seus ombros”. Assim, nas bênçãos do Salmo 68:27, Benjamim é o primeiro nomeado das quatro tribos; e no Salmo 80:2, onde Deus é chamado para salvá-los, Benjamim é mencionado com Efraim e Manassés, sendo as três tribos que seguiam logo após a arca (Nm 2:17-24, 10:22-24).
A tribo não expulsou os jebuseus, mas permitiu que habitassem com eles em Jerusalém (Jz 1:21); isso pode ter sido o que os levou à idolatria que praticaram, pois quando, juntamente com Judá e Efraim, foram atacados pelos filhos de Amom, eles confessaram que haviam abandonado a Deus e servido aos baalins (Jz 10:9-10). Também pode ter sido o que os levou ao ato terrível que resultou na destruição de quase toda a tribo (Jz 19-21). Em certa medida recuperaram suas forças desse estado. Na divisão do reino, eles permaneceram com Judá, mas uma grande parte de sua sorte foi confiscada por Israel. Às vezes parecem que estão perdidos de vista, pois Aías disse que Deus reservou para a casa de Davi uma tribo (como se Benjamim fosse considerado cortado no julgamento) (1 Rs 11:36). As duas tribos eram constantemente chamadas de “Judá”, ao passo que as dez tribos eram chamadas de “Israel”. No retorno do cativeiro, Benjamim teve sua parte da bênção com Judá (Ed 1:5, 10:9; Ne 11:4-36). Paulo relata duas vezes que ele era da tribo de Benjamim (Rm 11:1; Fp 3:5). No futuro, doze mil dessa tribo serão selados (Ap 7:8).
O distrito ocupado pela tribo costuma ser chamado simplesmente de Benjamim. Situava-se com Efraim ao Norte, Judá ao Sul, Dã ao Oeste e o Jordão ao Leste; ocupava cerca de 45km a Leste e Oeste e 22km ao Norte e ao Sul em suas partes mais largas. O distrito é montanhoso com rochas e desfiladeiros, possuindo um planalto. Continha cidades importantes como Jerusalém (em sua fronteira sul), Betel, Gibeão, Ramá.