Ben-Hadade
[pessoa]
Este parece ser o título real dos reis da Síria. Há três mencionados na Escritura com este nome, e o último aparentemente não é parente dos outros dois. O título pode significar “filho de Hadade”, um dos deuses da Síria.
- Filho de Tabrimom. Ele foi induzido, por um presente de Asa, rei de Judá, a atacar Baasa, rei de Israel (1 Rs 15:18, 20; 2 Cr 16:2, 4).
- Outro rei da Síria na época de Acabe. Ele lutou contra Israel, mas foi derrotado e feito prisioneiro. Acabe o chamou de “irmão” e poupou sua vida, pelo que foi repreendido por um profeta: Deus havia entregue Ben-Hadade à morte e a vida de Acabe deveria responder pela de Ben-Hadade. Ele novamente sitiou Samaria no reinado de Jorão, causando uma grande fome, mas Deus fez os sírios fugirem quando nenhum homem os perseguiu, deixando abundantes provisões para Seu povo. Depois, quando Ben-Hadade adoeceu, ele enviou Hazael a Eliseu, que viera a Damasco, para saber se ele se recuperaria. Eliseu disse que Hazael poderia dizer ao rei que certamente se recuperaria, embora Eliseu soubesse que ele morreria. Ele também disse a Hazael que seria rei da Síria. Hazael disse ao rei que ele certamente se recuperaria; mas no dia seguinte o sufocou com um cobertor úmido e reinou sobre a Síria em seu lugar (1 Rs 20:1-33; 2 Rs 6:24, 8:7-15).
- Filho do Hazael acima mencionado. Por causa do pecado de Israel, Deus os entregou nas mãos deste rei; mas finalmente Ben-Hadade foi derrotado três vezes e as cidades de Israel foram recuperadas (2 Rs 13:3, 24-25; Jr 49:27; Am 1:4).