Bem-aventuranças, As

[geral]

O nome comumente dado às nove declarações de bênção no Sermão da Montanha, mostrando o caráter e a porção daqueles que entram no reino (Mt 5:1-11). Isso contrasta notavelmente com a ordem de coisas da lei, na qual há uma lista de maldições e também de bênçãos. Quando Israel entrou na terra, as bênçãos, bem como as maldições, foram devidamente lidas ao povo (Js 8:33-35).

Vários dos Salmos contêm bem-aventuranças, e são chamados de Salmos Aseritas50, da palavra hebraica ashrey, “felicidade51, bênção”.

 



[50]

N. do T.: Os judeus chamam “Salmos Aseritas” aqueles que começam com a palavra אֶשֶׁרesher traduzida “bem-aventurado” ou “bendito”. G. V. Wigram diz que Leia, uma das esposas de Jacó, ficou tão feliz com o nascimento do segundo filho de sua serva que o chamou de Aser (literalmente, feliz – Gn 30.13). No pensamento hebraico, a palavra “bem-aventurado” indica não apenas a ideia de felicidade, mas de um verdadeiro estado de bem-estar. São sete os Salmos Aseritas: 1, 32, 41 (no 1º livro dos Salmos) e 112, 119, 128, 144 (no 5º livro).



[51]

N. do T.: H. E. Hayhoe disse: “Felicidade não é uma questão de circunstâncias; é um estado de alma”.