Arão

[patriarca]

Filho mais velho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi. Lemos sobre ele pela primeira vez quando Moisés estava se desculpando para não ser enviado para libertar Israel do Egito porque era “pesado de boca” (Êx 4:10). o Senhor declarou que seu irmão Arão, que vinha ao encontro de Moisés, poderia falar bem e seria seu porta-voz. Arão acompanhou Moisés em seus encontros com o Faraó, e com a vara de Moisés algumas das pragas milagrosas foram desencadeadas. Arão e Hur ergueram as mãos de Moisés no Monte quando Israel lutou com Amaleque (Êx 17:12). Arão com seus dois filhos, Nadabe, e Abiú, com 70 dos anciãos, foram com Moisés ao monte onde “viram o Deus de Israel, e debaixo de Seus pés havia como uma obra de pedra de safira, e como o parecer do céu na sua claridade” (Êx 24:9-10). Quando Moisés se retirou para o alto do monte, ele deixou Israel sob o comando de Arão e Hur (Êx 24:14).

Arão, infelizmente, não tinha a firmeza de seu irmão37, mas a pedido do povo, e aparentemente sem protesto, fez para eles o bezerro de ouro: também construiu um altar diante dele, e fez proclamação de uma festa ao Senhor na manhã seguinte. Ele estava assim envolvido enquanto Deus dirigia a Moisés a respeito do tabernáculo e suas ofertas, e declarava que Arão e seus filhos seriam os sacerdotes designados. A indicação deles permaneceu, mostrando quão maravilhosamente a graça de Deus abunda sobre o pecado, e que ninguém é escolhido por causa de sua bondade própria38. Arão e Miriã (sacerdote e profetisa) falaram contra Moisés, com quem, como mediador, Deus havia estabelecido Sua aliança com Israel em misericórdia soberana (Êx 34:27); e a quem Deus falava “boca a boca” naquele tempo (Nm 12:8). A desculpa deles era que Moisés havia se casado com uma mulher etíope (sinal da mesma graça soberana que alcança os gentios que não têm direito a ela). Arão se humilhou e intercedeu por Miriã (Nm 12). Arão também pecou com Moisés nas águas de Meribá e não lhe foi permitido entrar na terra prometida (Nm 20:10-29). Ele foi despojado de suas vestes, que foram colocadas em seu filho Eleazar, e ele morreu e foi sepultado no Monte Hor. Visto em seu ofício, Arão é uma notável figura de Cristo. Em sua consagração foi vestido com as vestes sacerdotais, com o peitoral, a mitra e a coroa, e então foi ungido com azeite, figura do Espírito Santo. Foi somente em conexão com seus filhos que houve menção à lavagem, ou ao sacrifício, assim quando Cristo Se identificou com a companhia sacerdotal, Seus irmãos (Êx 29:4, 10, 19-20; Hb 2:1-13).

 



[37]

N. do A.: Moisés estava com Deus; Arão com o povo. A firmeza de Moisés dependia do fato de que ele era sustentado pela graça soberana em comunhão com os pensamentos de Deus: enquanto Arão embaixo caía com os pensamentos do povo.



[38]

N. do A.: A vara de Arão que brotou teve mais a ver com a tribo de Levi sendo escolhida para o sacerdócio do que com Arão como indivíduo (Nm 17:8).