Arabá

[lugar]

Isso ocorre como um nome próprio apenas uma vez na versão King James, onde deve ler-se “a Arabá” (Js 18:18); mas ocorre em muitas outras passagens onde é traduzida como “uma planície” ou “a planície”, e também é traduzida como “deserto”, “ermo”. Refere-se à planície situada entre duas séries de colinas que vão desde as encostas do Hermom, no norte, até o Golfo de Aqaba, no extremo sul. É nesta planície que corre o Jordão, e na qual está o Mar da Galileia e o Mar Morto, também chamado de “Mar da Planície”. Cerca de 11km ao sul do Mar Morto, a planície é atravessada por algumas colinas: todo o norte desta é agora chamada de el-Ghor, mas a planície ao sul mantém o nome de Wady-el-Arabah. Esta última parte tem cerca de 160km de comprimento, e a parte norte cerca de 320, de modo que esta maravilhosa planície ou vale se estende por quase 500km.

Pode-se naturalmente pensar que o Jordão, em algum momento, após entrar no Mar Morto, continuava a correr para o sul até que desaguasse no Golfo de Aqaba. Mas isso não é provável, pois o Mar Morto fica quase 400 metros abaixo do nível do mar, e a parte sul é, de ponta a ponta, mais alta que o Ghor. A largura do Arabá é em algumas partes de cerca de 24km, porém mais ao sul não tem mais do que 5 ou 6km. O extremo sul também é chamado de deserto de Zim, e foi nesta parte do Arabá que grande parte das peregrinações do povo de Israel ocorreu, antes que eles se virassem para o leste e deixassem a planície à sua esquerda.

Não pode haver dúvida de que a Escritura usa o nome “Arabá” para toda a planície, tanto ao norte quanto ao sul. A parte norte é mencionada em Deuteronômio 3:17, 4:49; Josué 3:16, 12:3, 18:18: e a parte sul em Deuteronômio 1:1, 2:8. Em outras passagens, especialmente nos livros proféticos, a planície como um todo pode ser mencionada. Ela se estende quase ao norte e ao sul, mas avança para o oeste antes de atingir o golfo.