Timóteo
[pessoa]
Um jovem a quem Paulo chama de “meu verdadeiro filho na fé”. Sua mãe Eunice era judia e seu pai grego. Ele evidentemente havia sido criado piedosamente, tendo conhecido as sagradas Escrituras desde criança, e Paulo menciona a fé não fingida de sua mãe e de sua avó Lóide. Paulo, desejando levar Timóteo consigo, circuncidou-o por causa dos judeus. De Listra, ele acompanhou Paulo à Macedônia, mas ele e Silas ficaram atrás em Bereia. Eles se juntaram a Paulo em Atenas, e Timóteo foi enviado de volta a Tessalônica e trouxe seu relatório a Paulo em Corinto (At 17:14; 1 Ts 3:1-2).
Durante a estadia de Paulo em Éfeso, Timóteo estava com ele e foi enviado a Corinto, mas estava novamente com Paulo na Macedônia quando a Segunda Epístola aos Coríntios foi escrita. Ele também estava com Paulo quando a Epístola aos Romanos foi escrita em Corinto. Quando Paulo voltou à Ásia pela Macedônia, Timóteo esperou por ele em Trôade (At 20:3-5). Ele estava com Paulo em Roma quando escreveu suas epístolas aos Colossenses, Filemom e aos Filipenses. Em algum lugar e tempo desconhecido, Timóteo foi preso, pois a Escritura registra sua libertação (Hb 13:23). Paulo rogou-lhe que permanecesse em Éfeso para advertir os irmãos contra os falsos mestres (1 Tm 1:3); e na segunda epístola ele roga que usasse diligência para vir a ele, para trazer com ele Marcos, e a capa que ele havia deixado em Trôade, os livros e os pergaminhos.
Assim, até o fim da vida de Paulo, seu amado Timóteo foi uma ajuda e conforto para ele, e ele valeu-se do trabalho devotado de Timóteo. Paulo prestou testemunho dele, que quando todos estavam buscando aquilo que era seu, Paulo não tinha ninguém que pensasse como ele, exceto Timóteo (Fp 2:20); e quando o curso de Paulo estava quase acabado, ele encontrou em Timóteo alguém a quem poderia confiar a obra, instruindo-o quanto à ordem da casa de Deus e seu comportamento nela. O apóstolo o advertia e admoestava, exortava e incumbia, com o fervor afetuoso de um pai espiritual, e até cuidava da saúde de seu corpo, aconselhando-o a tomar um pouco de vinho para suas frequentes enfermidades. As últimas palavras para ele em suas epístolas são “O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito: a graça seja convosco”.
Timóteo pode ser considerado o servo característico, que permanece após a morte dos apóstolos, até a vinda do Senhor. Paulo esperava a continuação da verdade que ele havia ensinado por meio desses servos.