Timóteo, Epístolas a
[bíblia]
Acredita-se geralmente que essas epístolas foram escritas por Paulo depois de seus dois anos de prisão em Roma, registrada no final dos Atos: a Primeira Epístola durante o tempo em que ele estava em liberdade, e a Segunda Epístola quando ele foi aprisionado uma segunda vez, e estava antecipando seu martírio em breve. A Primeira Epístola foi provavelmente escrita da Macedônia por volta de 64 d.C., e a Segunda Epístola dois anos depois.
PRIMEIRA TIMÓTEO tem o caráter de responsabilidade de um delegado apostólico quanto à manutenção da sã doutrina na assembleia e quanto à provisão para o devido cuidado dos santos. Portanto, encontramos o caráter dos homens adequados para bispos e diáconos. Eles devem ser aqueles que mantêm a fé e a piedade. A epístola identifica a Igreja em sua condição normal – a Igreja de Deus em ordem – diferente da Segunda Epístola, na qual a casa é considerada em desordem. A casa de Deus está em contraste com o templo judaico, e Deus é apresentado no caráter de um Deus-Salvador com respeito ao homem.
1 Timóteo 1. Após a saudação, Paulo declara que era solicitado a Timóteo que permanecesse em Éfeso para ordenar a alguns que não ensinassem doutrinas estranhas, nem dessem ouvidos a fábulas e genealogias inúteis, que ministravam questões em vez da dispensação de Deus, que era em fé. O fim do que foi prescrito foi o amor de:
- um coração puro;
- uma boa consciência; e
- uma fé não fingida.
Em vez disso, alguns procuravam ser mestres da lei. A lei tinha seu uso, mas aplicada, não aos justos, mas aos rebeldes e aos ímpios de toda espécie, e a tudo o que se opusesse ao ensino correto, de acordo com o evangelho da glória do Deus bendito com o qual Paulo havia sido confiado – aquele que antes tinha sido o principal dos pecadores. Sua salvação foi um delineamento da longanimidade do Senhor para com todos os outros. A menção disso suscita uma erupção de louvor de Paulo. O encargo em 1 Timóteo 1:3-4 foi confiado a Timóteo para que ele pudesse continuar a obra na ausência de Paulo. Alguns naufragaram na fé, dois dos quais são mencionados, e esses foram entregues a Satanás (compare 1 Co 5:5), para que aprendessem a não blasfemar.
1 Timóteo 2. As orações deviam ser feitas por todos os homens, para que os santos pudessem levar uma vida quieta e sossegada em toda a piedade, em vista da liberdade para o testemunho de Deus. Deus deseja que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade. Aqui não se trata dos conselhos de Deus, mas de Sua atitude para com os homens na graça como Deus-Salvador (compare 2 Co 5:20). Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens, e deu Sua vida em resgate por todos, para ser testificado nestes dias de graça. Paulo foi nomeado pregador, apóstolo e mestre dos gentios. Consequentemente, ele desejou que os homens orassem, levantando mãos santas; que as mulheres se enfeitassem com modéstia e boas obras; deviam aprender em silêncio e não ensinar ou usurpar autoridade sobre o homem. A ordem original na criação e a história da queda são citadas em apoio a essas determinações.
1 Timóteo 3. A qualificação de um bispo, ou superintendente, e de um diácono, ou ministro, são declaradas ser, não tanto aquela de um dom específico, mas de piedade e bom caráter moral. Paulo esperava ir em breve a Timóteo, mas escreveu essas coisas para que Timóteo soubesse como alguém deveria se comportar na casa de Deus, que é:
- a assembleia do Deus vivo, e
- a coluna e base da verdade, ou seja, aquilo que é estabelecido para manter a verdade na Terra.
Confessadamente grande é o mistério da piedade. Deus foi manifestado em carne; justificado no Espírito (no poder de Cristo pelo Espírito Santo: compare Rm 1:4); apareceu aos anjos (eles viram Deus em Cristo); foi pregado entre as nações; tem sido crido em todo o mundo; e foi recebido em glória – um resumo dos caminhos de Deus em graça, fora de tudo o que se relaciona com as promessas a Israel e em contraste com a lei.
1 Timóteo 4. O Espírito prediz que nos últimos tempos haveria apostasia e que pessoas se dedicariam ao ensino dos demônios; praticando ascetismo172 e falsa santidade. Timóteo deveria ser um bom ministro de Jesus Cristo ao ensinar o uso correto das coisas que Deus em Sua beneficência tem dado ao homem. A palavra é fiel e digna de toda aceitação. O Deus vivo é o Salvador [Preservador – JND] (Mt 5:45) de todos os homens, e especialmente daqueles que creem. Timóteo deveria ensinar essas coisas e vivê-las; e não negligenciar o dom que foi dado a ele por profecia (compare 1 Tm 1:18) e com (e não “por”; compare 2 Tm 1:6) a imposição das mãos do presbitério.
1 Timóteo 5. Paulo dá instruções pessoais a Timóteo quanto ao cumprimento de sua missão, especialmente no que diz respeito ao tratamento de anciãos e viúvas. Ele deveria tomar um pouco de vinho por causa de seus frequentes problemas de saúde.
1 Timóteo 6. As instruções são dadas quanto aos que estão sob servidão (escravos) e seu comportamento para com seus senhores. São apontados os perigos da independência que surgem em conexão com aqueles que desejam ser ricos, e Timóteo, como um homem de Deus, é exortado a fugir dessas coisas; esforçar-se prudentemente no bom conflito da fé; para se apossar da vida eterna. Ele é novamente encarregado diante de Deus e diante de Jesus Cristo, de manter o mandamento imaculado até a Aparição do Senhor Jesus Cristo: o que o bendito e único Governante mostrará em Seu próprio tempo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores: o Único que tem a imortalidade; que habita na luz inacessível; a Quem nenhum dos homens viu ou pode ver; ao Qual seja honra e poder eterno. Amém. Temos aqui a inacessível majestade de Deus em Seu Ser essencial. Em Apocalipse 19, o Senhor Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores: aqui Ele, que manifestará o Senhor Jesus como tal, é assim designado. Exortações são adicionadas. Uma palavra final a Timóteo e uma bênção encerram a epístola.
SEGUNDA TIMÓTEO. O fato de o apóstolo, ao escrever esta epístola, estar no final de seu ministério, traz um interesse peculiar. Ele revê seu serviço e tem que lamentar que todos na Ásia (isto é, Ásia Menor incluindo Éfeso) se afastaram dele. A casa de Deus como profissão estava em desordem, sem possibilidade de recuperação como um todo, e o apóstolo só podia deixar instruções ao servo sobre como agir em tal estado de coisas. Isso caracteriza a epístola.
2 Timóteo 1. Após uma saudação em que ele deseja misericórdia para com Timóteo, bem como graça e paz, Paulo agradece a Deus, a Quem serviu desde seus antepassados com consciência pura (nem sempre iluminada), tendo Timóteo em incessante lembrança na oração, relembrando sua fé não fingida e a de seus ancestrais maternos; e ele deseja que Timóteo desperte o dom que recebeu pela imposição das mãos de Paulo, pois Deus havia dado, não um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de sábia discrição. Timóteo é exortado a não se envergonhar do testemunho do Senhor, nem de Paulo, seu prisioneiro.
A salvação e o chamado de Deus de acordo com Seu propósito e graça em Cristo Jesus antes dos séculos, foi manifestado pelo aparecimento do Salvador, que anulou a morte e trouxe vida e incorruptibilidade à luz pelo evangelho – uma revelação que coloca a alma além da morte e seu poder. Timóteo é exortado a reter o esboço das sãs palavras ouvidas de Paulo e a guardar pelo Espírito Santo aquele depósito (da verdade divina) que lhe foi confiado. Toda a Ásia se afastou de Paulo – não necessariamente da profissão de Cristo, mas da atitude prática quanto à Sua morte e ressurreição (compare 1 Tm 1:3-4; Ap 2-3).
2 Timóteo 2. Timóteo devia confiar aos homens fiéis o que ouvira de Paulo – assim, foi feita provisão para a transmissão da verdade. Timóteo foi exortado a suportar as adversidades como um bom soldado, o que é ilustrado pela conduta adotada por aqueles que são chamados para a guerra, como também a luta pela superioridade nas competições e dos lavradores. Ele é encarregado de se lembrar de Cristo Jesus ressuscitado dos mortos de acordo com o evangelho de Paulo; a aplicação dessa verdade suscitou a oposição do homem segundo a carne. A falsa doutrina, que roeria como uma gangrena nos próprios órgãos vitais do Cristianismo, estava espalhada quanto à ressurreição, mas o fundamento de Deus permaneceu firme, tendo este selo (o lado de Deus) “O Senhor conhece os que são Seus”; e (o lado do homem) “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (ARA). Infelizmente, o mau havia surgido no cenário da profissão Cristã, que se compara a uma grande casa, na qual existem vasos para honra e para desonra, e o caminho para o servo neste caso está traçado, a saber, para se purificar desse último, para ser um vaso adequado para o uso do Mestre. Seguem exortações.
2 Timóteo 3. Está predito que nos últimos dias haveria tempos perigosos ou difíceis, decorrentes da introdução de falsificações da verdade aliadas à astúcias sacerdotais. Essas obras perversas seriam enfrentadas apenas pelo poder da vida divina nas almas, e por isso Paulo faz alusão à sua doutrina, seu andar piedoso e seus sofrimentos, e acrescenta: Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Homens maus e sedutores avançariam no mal. Timóteo devia permanecer nas coisas que tinha aprendido e das quais tinha certeza, sabendo de quem as tinha aprendido (compare 2 Tm 3:10); ele conhecia as Sagradas Escrituras desde criança. Acrescenta-se o importante testemunho de que toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para o ensino, convicção, correção, instrução na justiça (fornecendo o que é necessário para cada tempo), para que o homem de Deus seja completo, totalmente apto para toda boa obra.
2 Timóteo 4. Paulo encarrega Timóteo diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos, e por Sua Aparição e Seu reino, de cumprir sua missão. (Não é aqui a vinda do Senhor para os Seus, mas Sua Aparição e reino que são mencionados, em vista da responsabilidade dos santos). Era mais necessário para Timóteo preencher a medida de seu ministério, pois Paulo estava para partir. Ele havia terminado sua carreira, lutou o bom combate e manteve a fé. A coroa da justiça foi guardada para ele e para todos os que amam a vinda [Aparição – JND] de Cristo. (Amar a Aparição de Cristo, o tempo de Sua glória, é uma característica do Cristianismo).
Seguem vários detalhes. Marcos foi restaurado à confiança do apóstolo: (compare At 13:13, 15:36-40). Paulo pede a Timóteo que traga sua capa (antes do inverno, 2 Tm 4:21; o corpo é do Senhor), os rolos de papiro e especialmente os pergaminhos. Paulo havia feito sua primeira defesa diante de Nero, e todos o haviam abandonado (Paulo ora por eles), mas o Senhor ficou ao seu lado e o fortaleceu. Até agora ele havia sido libertado da boca do leão, e ainda era capaz de dar a conhecer o Evangelho. O Senhor o preservaria de toda obra má para Seu reino celestial, a Quem ele dá glória. Saudações e a bênção encerram a epístola.
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N. do T.: O ascetismo ou asceticismo é uma filosofia de vida que prega certas práticas de mortificação própria, rituais, ou uma severa renúncia aos prazeres mundanos e na austeridade visando o desenvolvimento espiritual, como, por exemplo, a Ioga.