Tessalonicenses, Epístolas aos
[bíblia]
Paulo em sua segunda viagem missionária, acompanhado por Silas, visitou Tessalônica. A conversão de alguns judeus, de uma grande multidão de gregos e de muitas mulheres importantes levou a uma assembleia ser reunida ali. Paulo logo os deixou, esperando revisitá-los em pouco tempo, mas Satanás o impediu. Temendo quanto à firmeza deles sob perseguição, ele enviou Timóteo para confirmá-los e encorajá-los. Ele ficou animado com as notícias que Timóteo trouxe de sua fé e amor, e escreveu a Primeira Epístola de Corinto, por volta de 52 d.C., e em algum lugar cerca de um ano após sua visita a eles (At 17:1-11). Até esse momento, é a primeira das epístolas de Paulo.
PRIMEIRA TESSALONICENSES. A epístola se ocupa principalmente com o desenvolvimento e a direção das afeições vivas nos santos recém-convertidos a quem Paulo escreveu. A vinda do Senhor tem um lugar de muita importância nela, sendo mencionada em todos os capítulos. A comunicação é “à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo”. O apóstolo dá graças a respeito de sua fé, amor e esperança, o que evidencia sua eleição como sendo de Deus. Sua fé voltada para Deus havia soado em todos os lugares; na verdade, eles eram exemplos, ou modelos, para todos ao redor. Eles haviam se convertido dos ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro; e eles esperaram por Seu Filho do céu, Jesus, seu libertador da ira futura.
1 Tessalonicenses 2. O apóstolo os lembra de que, embora perseguido em Filipos, ele, no entanto, foi ousado em pregar o evangelho a eles. Ele tinha sido gentil com eles como ama para com seus filhos, e estava disposto a compartilhar até mesmo sua vida. Ele se lembra de quão irrepreensível ele havia caminhado diante deles, e que ele havia pregado de tal maneira que eles receberam seu testemunho como sendo a Palavra de Deus, que operou neles eficazmente de modo que eles foram, por consequência, perseguidos pelos pagãos, como os santos na Judeia haviam sido pelos judeus, que mataram o Senhor Jesus. Desejando muito vê-los, Paulo poderia assegurar aos santos tessalonicenses que eles seriam seu gozo e coroa de vanglória diante do Senhor Jesus em Sua vinda. Esta é a segunda alusão na epístola a este evento, e vai mais longe do que em 1 Tessalonicenses 1:10. Aqui, a bem-aventurança dos santos sendo reunidos é mencionada.
1 Tessalonicenses 3. Paulo, em sua ansiedade para com eles, havia enviado Timóteo para confirmá-los e incentivá-los, e foi muito aliviado com a notícia de que Timóteo trouxe da fé e do amor deles, dizendo que “agora, vivemos, se estais firmes no Senhor”. Ele ora para que o amor deles seja abundante e o coração seja mantido irrepreensível em santidade diante de nosso Deus e Pai na vinda do Senhor Jesus com todos os Seus santos. Aqui se fala da “Aparição” do Senhor, quando se mostrará quem é irrepreensível. As afeições dos santos uns para com os outros, e a santidade inseparável delas, estão conectadas com a terceira menção da volta do Senhor, onde é notado que Ele vem com todos os Seus santos (compare 1 Ts 1:10, 2:19-20).
1 Tessalonicenses 4. Exortações são dadas quanto ao andar. A fornicação (tão comum entre os pagãos) deveria ser especialmente evitada. 1 Tessalonicenses 4:6 refere-se ao mesmo assunto como tocar na esposa de um irmão. Deviam também cuidar de seus próprios negócios e trabalhar, caminhando com boa reputação para com os que estavam de fora: uma exortação necessária, como vemos em 2 Tessalonicenses 3:11-12.
Em 1 Tessalonicenses 4:13-18 uma dificuldade é resolvida, na qual os tessalonicenses haviam caído em relação àqueles entre eles que haviam adormecido. O retorno do Senhor para reinar era tão verdadeiramente parte de sua fé, que eles pensaram que aqueles que haviam morrido haviam perdido as bênçãos do reino, ignorando os detalhes que agora lhes são dados pela Palavra do Senhor. Aqui nós aprendemos que na vinda do Senhor, com um alarido de reunião, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e então, na companhia dos santos que estão vivos, eles serão arrebatados nas nuvens para encontrar o Senhor nos ares, antes de vir com Ele em glória. Eles deveriam encorajar uns aos outros com essas palavras.
É isso que muitas vezes é chamado de Arrebatamento, ou Arrebatamento dos santos, e é a esperança adequada da Igreja. Cristo vindo para Seus santos é distinto de Sua vinda com Seus santos, como em 1 Tessalonicenses 3:13 e 1 Tessalonicenses 4:14. Se 1 Tessalonicenses 4:15-18 for lido como um parêntese, 1 Tessalonicenses 4:14, que fala de Deus trazendo com Jesus aqueles que dormiram por Ele, está relacionado com 1 Tessalonicenses 5.
1 Tessalonicenses 5. O dia do Senhor aqui mencionado, que está relacionado com o juízo do homem, é bem distinto do Arrebatamento. A linguagem muda de “nós” para “eles” e “lhes”. O dia do Senhor virá sobre o mundo como um ladrão à noite, enquanto os santos são do dia e filhos da luz. Eles são exortados, portanto, a vigiar e ser sóbrios, e a colocar a couraça da fé e do amor, e com o capacete a esperança da salvação. Eles não foram chamados para a ira (compare 1 Ts 1:10), mas para obter a salvação, estando vivos ou mortos. Seguem exortações e saudações encerram a epístola.
SEGUNDA TESSALONICENSES. Silvano, ou Silas, estando com Paulo quando esta epístola foi escrita, leva à conclusão de que ela, assim como a primeira epístola, foi enviada de Corinto durante os 18 meses em que Paulo morou lá (At 18:11); sua data pode ser 52 ou 53 d.C.
Há evidências nesta epístola de que as mentes dos santos foram perturbadas, aparentemente por uma pretensa carta ou mensagem de Paulo, dizendo que o dia do Senhor “tenha chegado” (ARA) ou “estava presente” (JND): esta suposição pode ter sido fortalecida pela perseguição pela qual estavam passando. Paulo os esclarece quanto a isso. Os Cristãos frequentemente interpretam mal esta segunda epístola, e pensam que Paulo estava mostrando aos tessalonicenses que eles estavam errados em esperar o Senhor. Este erro é cometido porque a distinção não é vista entre a vinda do Senhor para Seus santos (que é a esperança adequada do Cristão, e visa dar-lhes o caráter de um povo que espera), e o dia do Senhor que está conectado com o juízo (compare Is 13:6-13; Jl 2; Am 5:18-20). Os tessalonicenses estavam certos em esperar o primeiro, mas estavam errados em pensar que o dia do Senhor estava (não “próximo”, mas) “presente”, como 2 Tessalonicenses 2:2 deveria ser lido, como pode ser visto pela tradução da mesma palavra (ἐνίστημι – enistēmi) em Romanos 8:38 e 1 Coríntios 3:22.
Após a introdução, o apóstolo dá graças a Deus pelo crescimento da fé e amor deles, mas não acrescenta esperança aqui, como na primeira epístola, pois a esperança deles havia sido colocada à prova. Sua paciência e fé nas tribulações eram um sinal de que eram considerados dignos do reino de Deus, pelo qual também sofreram. Deus puniria aqueles que os perturbassem. Ele Se vingará daqueles que não conhecem a Deus e daqueles que não obedecem ao evangelho.
2 Tessalonicenses 2. O apóstolo prova que o dia de Cristo não poderia estar presente, porque:
- o Senhor não tinha vindo, e eles não tinham sido reunidos a Ele, conforme explicado na primeira epístola; e,
- o anticristo não havia sido revelado, o homem do pecado, o filho da perdição: aquele a quem o Senhor, quando voltar, consumirá “pelo esplendor da Sua vinda”.
Embora o anticristo seja apenas um homem, ele se exaltará contra tudo o que se chama Deus e se assentará no templo de Deus, querendo parecer Deus (compare Ap 13:11-18 e Dn 11:36-37). O mistério da injustiça (da ausência de lei – JND ou da rebeldia) já estava em ação, mas seu pleno desenvolvimento foi prejudicado, sem dúvida por existia uma ordem de governo e pela presença do Espírito Santo como uma Pessoa divina na Terra. Quando Ele se for e a Igreja com Ele, o iníquo será totalmente revelado segundo a operação de Satanás, poder, e sinais, e prodígios de mentira e com todo engano da injustiça para aqueles que perecem, que não receberam o amor da verdade para se salvarem. “Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade [injustiça – ARA]”. Paulo dá graças pelos tessalonicenses, pois Deus os escolheu para a salvação. Ele ora para que o coração deles seja encorajado.
2 Tessalonicenses 3. O apóstolo pede suas orações. Ele tinha confiança de que o Senhor os estabeleceria e guardaria. Deviam afastar-se de todo irmão que andasse desordenadamente e não obedecesse às instruções apostólicas. Ele ordena aos desordeiros que trabalhem, para comerem o seu próprio pão. O apóstolo os recomenda ao Senhor da paz para dar-lhes paz sempre por todos os meios, e que Ele possa estar com eles. A bênção fecha a epístola.