Terremoto

[geral]

O primeiro terremoto mencionado foi quando Elias foi instruído a se apresentar diante do Senhor. Lá passou um forte vento que fendeu as rochas, depois um terremoto e um fogo; mas o Senhor não estava no terremoto, nem no fogo; mas numa voz mansa e delicada: uma lição para Elias quando ele pensava muito de si mesmo (1 Rs 19:11-12). Nos dias de Uzias houve um grande terremoto, do qual o povo fugiu (Am 1:1; Zc 14:5). Josefo (Ant. 9. 10, 4) afirma que isso aconteceu quando o rei entrou no templo e foi ferido com lepra (2 Cr 26:16-21). Houve um terremoto com a morte do Senhor, e as rochas se fenderam, o que levou o centurião a dizer: “Verdadeiramente Este era o Filho de Deus” (Mt 27:51, 54). Houve também um grande terremoto na ressurreição do Senhor (Mt 28:2). Quando Paulo e Barnabé estavam na prisão em Filipos, houve um grande terremoto que sacudiu a prisão, o que levou à conversão do carcereiro (At 16:26). Josefo (Ant. 15. 5, 2) relata os detalhes de um terrível terremoto na Palestina sobre a.C. 31, quando cerca de 10.000 habitantes perderam a vida. Nos juízos futuros na Terra, terremotos são frequentemente mencionados (Is 29:6; Mt 24:7; Mc 13:8; Lc 21:11; Ap 6:12, 8:5, 11:13, 19, 16:18). Simbolicamente, eles apontam para a revolta das massas inferiores da sociedade, derrubando o sistema social parcial ou totalmente.