Tentações do Senhor, As

[geral]

Além das tentações gerais aludidas em Hebreus 4:15, havia três tentações especiais e típicas às quais o Senhor foi submetido. Ele enfrentou essas tentações como um Homem dependente pela Palavra de Deus, para a qual Satanás não tem resposta. Que o Senhor enfrentou o diabo na relação em que, como Homem, Ele Se colocou para com Israel e o homem, é confirmado pelas tentações sendo omitidas do evangelho segundo João, onde o Senhor é mais contemplado como Filho de Deus; pois Deus não pode ser tentado pelo mal (Tg 1:13).

A primeira tentação foi abandonar o caminho da dependência. Transformar pedras em pão para satisfazer Sua fome não seria esperar em Deus: o verdadeiro caminho do homem é viver de cada Palavra de Deus, ser dependente d’Ele em suas circunstâncias. A primeira tentação é notável por mostrar que o diabo sabia a Quem se dirigia, ou não teria sugerido um milagre tão notável como transformar pedras em pão.

A segunda tentação era provar a fidelidade de Deus à Sua Palavra, Cristo Se lançando do alto, porque havia uma promessa de que os anjos O sustentariam. O tentador citou essa passagem, mas omitiu a parte importante que os anjos tinham sobre ele para guardá-lo em todos os Seus caminhos (Sl 91:11-12). A tentação era que Ele se desviasse do Seu caminho, o que seria colocar Deus à prova ou tentá-Lo.

A terceira tentação foi a oferta ao Senhor de toda a glória do mundo se Ele adorasse ao diabo. Nisso o tentador é desvendado como Satanás. Cristo mostra que só Deus deve ser adorado e manda Satanás se ir. Todos os reinos da Terra pertencerão a Cristo no tempo de Deus, pelo qual o Senhor está esperando. Quanto ao homem, quantos, infelizmente, tem adorado a Satanás de alguma forma por migalhas de glória mundana ou possessões terrenais!

Notar-se-á que o Senhor ao responder a Satanás (em cada caso com a frase “está escrito”) citou o Livro do Deuteronômio, livro em que Israel é contemplado como prestes a entrar na terra prometida. A mesma arma é para o uso do Cristão e é chamada de “espada do Espírito”: também é dito: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. No evangelho segundo Lucas, as tentações são organizadas em sua ordem moral, a segunda tentação em Mateus sendo a última em Lucas.