Templo, O

[geral]

Uma coisa que distingue materialmente o templo do tabernáculo é que Deus disse a respeito do templo: “Meus olhos e o Meu coração estarão ali todos os dias” (1 Rs 9:3; 1 Cr 7:16): referia-se ao reino e a uma ordem estabelecida de coisas; ao passo que o tabernáculo era figura dos caminhos de Deus e dava a ideia de movimento. E embora o templo real tenha sido destruído e reconstruído, e agora esteja arrasado, e ainda seja reconstruído, ainda é tratado sempre como uma casa. Ageu 2:9 (TB) pode ser traduzido, como na LXX: “A última glória desta casa será maior do que a primeira, diz Jeová dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz Jeová dos Exércitos”. Quando o Senhor estava na Terra, embora rejeitado pelos governantes de Israel, Ele chamou o templo de “Minha casa” e “casa de Meu Pai”; mas mais tarde Ele disse aos judeus “vossa casa”. A “última glória” se refere ao futuro, quando Deus será reconhecido de Seu antigo povo e Sua glória será exibida.

Outra coisa que distinguia o templo era ser rodeado de aposentos, para que os sacerdotes que serviam a Deus pudessem habitar ao seu redor. Cristo Se refere possivelmente a isso ao dizer “Na casa de Meu Pai há muitas moradas”. O tabernáculo não tinha piso, os sacerdotes pisaram na terra; mas no templo eles eram separados da terra por um piso.

No interior do templo construído por Salomão nada mais se via senão ouro; isso é figura da justiça divina, caracterizando o trono e a presença de Deus, como se manifestará no Milênio. A arca foi colocada no templo, e lá encontrou seu lugar de descanso permanente: era o sinal da presença de Deus. Os castiçais, as mesas dos pães da proposição, o altar de ouro, o altar de cobre e a pia (acrescentados de outros dez utensílios menores; veja: Pia), eram semelhantes aos do tabernáculo. Deus reconheceu a casa enchendo-a com Sua glória.

No pátio do templo havia duas colunas que receberam os nomes de Jaquim, “Ele estabelecerá”; e Boaz, “n’Ele está a força”, o que concorda perfeitamente com o fato de que era a casa de Deus que estava sendo construída (1 Rs 7:21; Ap 3:12).

Outra coisa notável na construção do templo foi que ele foi construído com pedras preparadas antes de serem trazidas, de forma que não deveria haver barulho de martelo, machado ou ferramenta de ferro, enquanto a construção estava em andamento (1 Rs 6:7) Assim, a Igreja está sendo formada de pedras vivas que vieram para a Pedra Viva (a principal pedra de esquina, o próprio Cristo), e todo o edifício devidamente enquadrado está crescendo em um templo santo no Senhor (Ef 2:20-22; 1 Pe 2:5).

Com relação às construções, houve:

  1. O Templo construído por Salomão. Foi formado segundo o padrão do tabernáculo, sendo um retângulo de 60 x 20 côvados, e sua altura 30 côvados (aprox. 30m x 10m x 15m): o Santo dos Santos era um cubo de 20 côvados (aprox. 10m x 10m); o lugar sagrado tinha 40 x 20 côvados (aprox. 20m x 10m) com um pórtico na frente de 10 x 20 côvados (aprox. 5m x 10m). As câmaras e câmaras superiores e pilares e pórticos foram adicionais conforme descrito (1 Rs 6).
  2. O Templo construído por Zorobabel. Poucos detalhes sobre ele são dados. Ciro ordenou que os alicerces fossem fortemente assentados, e sua altura seria de 60 côvados (aprox. 30m) e sua largura de 60 côvados (aprox. 30m) (Ed 6:3). Provavelmente era do mesmo tamanho que o templo construído por Salomão: a “largura” aqui de 60 côvados é seu “comprimento”, não sendo mencionada sua largura; ou, se os 60 côvados fossem a largura, pode ter incluído as câmaras. Não é provável que fosse maior do que o primeiro templo. Os homens idosos, que viram a primeira casa, choraram ao ver os alicerces desta casa lançados. Este templo continuou até os dias de Herodes.
  3. O Templo construído por Herodes. Os judeus disseram que foram 46 anos de construção (Jo 2:20). Josefo dá quase o único relato que temos dele. Aparentemente, foi construído sobre o antigo, para não prejudicar o serviço do templo: os próprios sacerdotes construíram os lugares santo. Foi tudo em uma escala magnífica. Nos evangelhos, lemos que os discípulos exclamaram: “Que pedras e que edifícios!” e mostraram “que estava ornado de formosas pedras e dádivas”. Herodes não era o homem de Deus para construir uma casa para Ele, nem os líderes dos judeus eram homens adequados para conduzir Sua adoração. Aos discípulos o Senhor declarou que não ficaria pedra sobre pedra (Mc 13:1-2; Lc 21:5-6). Embora Josefo dê muitos detalhes sobre este templo, eles não são distintos o suficiente para permitir que um plano seja feito a partir dele. No Novo Testamento, a palavra ναός – naos refere-se à própria casa, e ιερόν – hieron aos edifícios e pátios em geral. Aparentemente, o Senhor nunca entrou na própria casa. Sem dúvida, esse templo ficava em alguma parte do monte Moriá, no canto sudeste de Jerusalém, mas em que parte do recinto não se sabe.
  4. Um Templo Futuro. A Escritura fala em muitos lugares do retorno dos judeus à sua própria terra, mas em incredulidade quanto ao Senhor Jesus ser seu Messias. Eles aparentemente construirão um templo, mas isso não deve ser confundido com o descrito por Ezequiel, embora os judeus possam tentar construí-lo como lá descrito. Deus não pode abençoá-los até que Seu Ungido seja reconhecido e, portanto, este templo será destruído (Sl 74; Is 66:1-6).
  5. Templo descrito por Ezequiel. Ele é totalmente descrito em Ezequiel 40-44: será construído quando a terra for mais uma vez dividida entre as doze tribos e todas abençoadas. No centro da terra haverá uma “santa oferta” de 25.000 côvados quadrados, que conterá a cidade e o templo. Aqui é dito côvados e não canas: veja Ezequiel 45:2-3. Outras passagens falam do templo, Sião e Jerusalém como estando associados (Sl 68:29, 122; Is 2:2-3; Mq 3:12-4:2). Todos estes, embora não exatamente no mesmo local, estarão compreendidos na “santa oferta”, embora a parte em que a cidade se firmará também seja chamada de “profana” ou “comum”. Provavelmente a cidade será construída em seu antigo local, e o templo pode estar um pouco mais ao norte. Então, a última glória da casa de Deus excederá tudo o que já existiu, pois o Senhor Jesus será a glória da casa.

Cristo Se refere ao Seu corpo como um templo em João 2:19, e os Cristãos agora são o templo de Deus, no qual o Espírito de Deus habita. O corpo de cada Cristão também é chamado de templo do Espírito Santo (1 Co 6:19).

Em Apocalipse 11:19, o templo de Deus é aberto no céu, em conexão com o qual estão os juízos que vêm para ferir a terra (Ap 14:15, 17, 15:5-8, 16:1, 17).