Sorte, Lançar a
[geral]
Este modo de determinar um assunto foi ordenado por Deus para ser praticado sobre os dois bodes no dia da expiação (Lv 16:8-10). Deus também ordenou que a terra fosse dividida por sorteio (Nm 26:55-56). O povo recorreu a ela para vários propósitos no retorno do exílio (Ne 10:34, 11:1). Deus decidiu entre Seu povo como a sorte deveria cair, conforme afirma Provérbios 16:33: “A sorte se lança no regaço [colo – JND], mas do Senhor procede toda a sua disposição”. Ele também poderia direcioná-la entre os pagãos para realizar Seus próprios propósitos, como fez no caso de Hamã, que adiou tanto o período de execução de seu desígnio que houve tempo para a ação de Ester, e para novos decretos serem enviados a todo o reino, para que os judeus fossem salvos da destruição (Et 3:7, 9:24). Os vários nomes, datas e assim por diante, para a seleção, eram marcados em pedaços de madeira, caco, etc., e essas “sortes” eram então sacudidos em um vaso ou na dobra de uma vestimenta, até que um saísse.
A sorte também foi usada pelos soldados romanos quanto as vestes do Senhor (Sl 22:18; Mc 15:24). Para preencher a vaga ocasionada pela queda de Judas, recorreu-se à sorte; mas foi naquela ocasião acompanhada de oração para que o Senhor mostrasse qual dos dois Ele havia escolhido (At 1:26). Não há nenhuma instrução no Novo Testamento quanto ao lançamento da sorte. Teria ficado totalmente fora de lugar entre os discípulos enquanto o Senhor estava com eles, como também agora que o Espírito Santo foi dado ao Cristão.
O fato de a terra ser “repartida por sorte” em um dia futuro significa antes que a terra será “sorteada”, pois o próprio Deus dirigiu onde cada uma das doze tribos estará situada (Ez 45:1, 47:22, 48:29).