Simeão

[pessoa]

  1. O segundo filho de Jacó e Leia, e chefe da tribo que leva seu nome. Exceto o ataque que ele, com Levi, fez em Siquém, e ele sendo mantido por José como refém, nada pessoalmente é registrado sobre Simeão. Ele entrou no Egito com Jacó, levando seus seis filhos com ele. Ao deixar o Egito, os contados da tribo eram 59.300, mas ao entrar na terra após as peregrinações de 40 anos, eram apenas 22.200.

Quando Jacó abençoou seus filhos, disse: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho, não entre minha alma; com a sua congregação, minha glória não se ajunte; porque, no seu furor, mataram varões e, na sua teima, arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó e os espalharei em Israel” (Gn 49:5-7). Essa dispersão também parece sugerida pela circunstância de que, quando Moisés abençoou as tribos, Simeão não foi mencionado.

A sorte de Simeão ficava no extremo sul, tendo os filisteus a oeste e o deserto de Parã a leste. Na divisão do reino eles pertenciam nominalmente às dez tribos, mas estavam completamente isolados das outras nove, de modo que teriam que se misturar com as duas tribos (e disso nada lemos), ou, de acordo com o profecia de Jacó, seja “espalhado em Israel”. Eles estavam, em certo sentido, perdidos na terra. No dia futuro do qual Ezequiel profetiza, quando as doze tribos serão restauradas e a terra redividida, a tribo de Simeão terá sua porção (Ez 48:24-35). Eles também são mencionados em Apocalipse 7:7, quando um remanescente deles será selado para bênção.

  1. Cabeça de uma família em Judá (1 Cr 4:20)
  2. Alguém que se casou com uma mulher estranha (Ed 10:31).
  3. Um homem “justo e temente a Deus” em Jerusalém, a quem foi revelado que não morreria antes de ver “o Cristo do Senhor”. Quando o “Menino Jesus” foi apresentado no templo, Simeão O tomou em seus braços, bendisse a Deus e pediu que ele partisse em paz, pois havia visto a salvação de Deus (Lc 2:25, 34). Ele foi um dos que esperavam a redenção em Israel.
  4. Filho de Judá, na genealogia do Senhor Jesus (Lc 3:30).
  5. Um discípulo e profeta em Antioquia, chamado Níger (At 13:1).