Santo

[geral]

Duas palavras são empregadas no hebraico:

  1. chasid, “piedoso para com Deus”, também traduzida como “santo” e “piedoso”. A palavra ocorre frequentemente nos Salmos, onde Deus fala de Seus santos (Sl 31:23, 50:5, 116:15, 149:1, 5, 9, etc.).
  2. qadosh, “consagrado, separado, santo” (Dt 33:3; Jó 15:15; Sl 16:3, 34:9, 89:5, 7; Dn 7:18-27, 8:13; Os 11:12; Zc 14:5). Arão é chamado de “o santo do Senhor” (Sl 106:16).

No Novo Testamento, a palavra usada é ἅγιος – hagios, que significa “santo”. Um santo é aquele separado para Deus; ele é “santo por chamamento” – não é “chamado para ser santo” (Rm 1:7 – ARA; 1 Co 1:2; compare Hb 3:1). Os santos são, portanto, uma classe distinta e reconhecida de pessoas pertencentes a Deus – Seus santos (At 9:13; Cl 1:26; 1 Ts 3:13; Jd 1:14). Todos os Cristãos são incluídos nesta classe, Assim o apóstolo podia falar de “todos os santos” (Ef 1:15, 3:18; Cl 1:4; Fm 1:5). Os Cristãos, portanto, não precisam se esquivar de reconhecer a designação pela qual Deus tem prazer em distingui-los, e devem sempre se lembrar de que existe uma linha de conduta que “convém aos santos” (Rm 16:2; Ef 5:3). A palavra ἅγιος – hagios corresponde à palavra hebraica qadosh. A palavra chasid corresponde mais a ὅσιος – hosios, traduzida como “santo” (1 Tm 2:8; Tt 1:8; Hb 7:26; Ap 15:4); e “Santo” (At 2:27, 13:35).

Como havia muitos santos na Terra nos tempos do Velho Testamento, lemos no Apocalipse que haverá santos na Terra depois que a Igreja for levada para o céu. A ignorância disso frequentemente leva a uma aplicação errada das profecias à Igreja (Ap 13:10, 14:12, 18:24, 20:9).