Samaritanos

[povo]

O único lugar no Velho Testamento onde estes são mencionados dá sua origem, e o caráter misto de sua adoração. O rei da Assíria havia povoado as cidades com colonos do Oriente, eles estavam então na terra do Senhor, mas não O temiam, por isso Ele enviou leões entre eles. Quando o rei da Assíria foi informado disso, um sacerdote que havia sido levado de Samaria foi enviado para lá, para ensiná-los como eles deveriam temer o Deus daquela terra. O resultado foi que eles temeram ao Senhor e serviram aos seus próprios deuses! (2 Rs 17:24-41).

Quando Esdras voltou do exílio para construir o templo, algumas dessas pessoas vieram e disseram: “Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já Lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos mandou vir para aqui”. Esdras recusou-se a permitir que eles tivessem qualquer coisa a ver com a construção do templo, e isso despertou seu ódio e oposição (Ed 4:1-4). Lemos ainda que Neemias expulsou um dos sacerdotes que havia contaminado o sacerdócio ao se casar com a filha de Sambalate, o horonita (Ne 13:28). Josefo fala dele como Manassés, e relata que Sambalate construiu um templo para ele em Gerizim, que se tornou um refúgio para judeus apóstatas. Isso naturalmente aumentou o ódio entre judeus e samaritanos.

Este templo foi destruído por João Hircano, filho de Simão Macabeu, por volta de 109 a.C. A animosidade, entretanto, não foi removida. A mulher de Samaria em João 4 se referiu às diferenças entre judeus e samaritanos, e em Lucas 9:52-53 é dito de uma aldeia de samaritanos cujos habitantes não receberam o Senhor porque Seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. Um judeu considerava extremo opróbrio ser chamado de samaritano, e os da Judeia acrescentaram isso aos outros insultos que lançaram ao bendito Senhor (Jo 8:48).

Os samaritanos afirmavam ser verdadeiros israelitas. A mulher samaritana disse ao Senhor: “És Tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço?” Quanto à religião, ela falou ser “neste monte” o lugar apropriado para adorar; mas o Senhor disse: “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus”. No entanto, chegou a hora em que aqueles que adoram a Deus devem adorá-Lo em Espírito e em verdade. Muitos dos samaritanos creram e receberam o Espírito Santo (Jo 4:9-42; At 8:5-17).

É notável que, embora os judeus tenham perdido todos os meios de manter suas festas em Jerusalém, alguns, ainda se autodenominando samaritanos, em Nablus, em uma humilde sinagoga ao pé da montanha, continuam sua adoração e anualmente sobem a montanha e celebram a festa da Páscoa com um cordeiro assado: um exemplo marcante de imitação, agora tão comum na Cristandade. Eles têm um antigo MS chamado Pentateuco Samaritano, o qual afirmam ser muito antigo.