Sábado

[geral]

A primeira vez que o sábado é especificamente mencionado na Escritura é em Êxodo 16:23, depois que o maná foi dado do céu; mas o sábado claramente teve sua origem na santificação e bênção do sétimo dia após os seis dias na obra de criação. E uma divisão semanal de dias aparentemente existiu até o dilúvio, visto que é distintamente mencionada em conexão com Noé. Também somos informados em Marcos 2:27 que o sábado foi feito para o homem. Foi uma instituição que expressou a consideração misericordiosa de Deus para com o homem.

As palavras “descanso” e “sábado” na passagem de Êxodo não têm artigo, de modo que a frase pode ser traduzida: “Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor” (TB). Portanto, em Êxodo 16:25-26 não há artigo: porém há em Êxodo 16:29. O sábado foi logo depois decretado definitivamente nos dez mandamentos (Êx 20:8-11), e é feita referência a Deus ter descansado no sétimo dia após a obra da criação como a base da instituição.

O sábado tinha um lugar peculiar em relação a Israel: assim, em Levítico 23, nas festas do Senhor, nas santas convocações, o sábado do Senhor é mencionado pela primeira vez como mostrando a grande intenção de Deus. Deus libertou Israel da escravidão do Egito, portanto Deus ordenou que guardassem o sábado (Dt 5:15). O sábado era o sinal da aliança de Deus com eles, e pode ser que o Senhor, ao ofender repetidamente os judeus (na visão deles) quebrando o sábado por atos de misericórdia, prefigurasse a dissolução que se aproximava do pacto legal (Êx 31:13, 17; Ez 20:12, 20). O sábado prefigurou a introdução deles no descanso de Deus; mas, por causa do pecado daqueles que começaram a ir para lá (que desprezavam a terra prometida), Deus jurou em Sua ira que eles não entrariam no Seu descanso (Sl 95:11). Deus propôs trazer Seu povo ao Seu descanso, para quem resta, portanto, a guarda do sábado (Hb 4:9, “um sabatismo” JND e TB).

O sábado nunca foi dado às nações da mesma forma que a Israel, e em meio a todos os pecados enumerados contra os gentios, não encontramos a quebra do sábado jamais mencionada. No entanto, parece ser um princípio do governo de Deus sobre a Terra que o homem e os animais devam ter um dia a cada sete como repouso do trabalho, todos necessitando dele fisicamente.

O sábado do Cristão é designado o dia do Senhor – e é tão distinto em princípio do sábado legal judaico quanto a abertura, ou o primeiro dia de uma nova semana é do encerramento de uma anterior. O Senhor permaneceu na morte no sábado judaico: o Cristão guarda o primeiro dia da semana, o dia da ressurreição. Veja: o Dia do Senhor (Domingo).