Rocha

[geral]

Duas palavras são empregadas principalmente para esta palavra. Uma é sela, “uma elevação de força, imóvel”: usada simbolicamente para o Senhor como a rocha de Seu povo: “o Senhor é meu rochedo e meu lugar forte” (Sl 18:2). Ele “pôs os meus pés sobre uma rocha, e firmou os meus passos” (Sl 40:2).

A outra palavra é tsur, uma rocha, geralmente pontiaguda e íngreme, “um lugar de abrigo e segurança” “Leva-me para a rocha que é mais alta do que eu”; Tu és “meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação”. “Meu Deus é a rocha do meu refúgio” (Sl 61:2, 89:26, 94:22 – TB).

No Novo Testamento, qualquer pessoa que ouve e cumpre as palavras do Senhor é comparada a um homem que constrói sua casa sobre uma rocha que nada pode abalar (Mt 7:24-25; Lc 6:48). O Senhor disse: “Tu és Pedro (πέτρος – petrus) e sobre esta rocha (πέτρα – petra) edificarei a Minha Igreja”. A Igreja está sendo construída sobre o que Pedro confessou, o próprio Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16:16-18; compare 1 Co 3:11; 1 Co 10:4).