Remanescente

[geral]

Esta palavra ocorre constantemente no Velho Testamento no sentido de “o resto do povo”. Em cada crise na história de Israel, houve um remanescente; isso foi visto no tempo de Acabe (1 Rs 19:18), e também na introdução do Cristianismo (Lc 2:38), e que será assim no futuro é abundantemente evidente no testemunho dos profetas. Haverá grande prosperidade na terra, e Deus fará com que o remanescente de Seu povo a possua (Zc 8:12; compare Ap 12:17). Quando o povo de Deus é infiel ao Seu chamado, Ele assegura Seu próprio propósito em um remanescente.

A linguagem profética nos Salmos não é a da massa de Israel, mas do remanescente, em quem o Espírito de Cristo fala; e é nos Salmos que o remanescente é visto pela primeira vez como distinto da nação ímpia. A ideia de um remanescente é encontrada também no discurso à igreja em Tiatira, e àquele remanescente (“aos restantes”) foi dito: “o que tendes, retende-o até que Eu venha” (Ap 2:24- 25). Eles representam os fiéis na época da supremacia do apóstata sistema papista.

Um remanescente representa moralmente o todo original e não implica uma porção remanescente inferior. É pela graça de Deus que qualquer um é habilitado a ser firme à verdade e ao chamado originais durante uma apostasia geral, tanto da verdade como do chamado.