Relógio de Sol

[geral]

Algum instrumento, não definitivamente especificado, pelo qual as divisões do dia foram determinadas pela sombra de algum gnômo160 ou coluna, produzida pelo Sol incidindo sobre uma série de degraus ou graus (2 Rs 20:8-11 e Is 38:8). Ezequias pediu que a sombra recuasse dez graus, e isso ocorreu no relógio de Sol de Acaz.

A mesma coisa pode não ter ocorrido nos outros lugares, pois foi simplesmente para fortalecer a fé de Ezequias, nem é necessário supor que o movimento da Terra foi invertido. Não pode o fenômeno ter sido produzido por um estado peculiar da atmosfera causando a refração da luz que passa por ela? Qualquer que seja a forma como foi provocada, foi pelo poder de Deus. Aparentemente, um relatório sobre isso chegou à Babilônia, e embaixadores dos príncipes foram enviados para indagar sobre a “maravilha” que ocorrera (2 Cr 32:31).



[160]

N. do T.: instrumento composto geralmente de uma haste vertical que, pela projeção de sua sombra sobre um plano horizontal, indica a altura do Sol e as horas do dia (cf. Dic. Aulete).