Redenção
[geral]
Este termo significa “ser libertado, trazido de volta”. Deus, tendo ferido o primogênito dos egípcios, reivindicou todos os primogênitos de Israel e recebeu os levitas em lugar deles; mas, não havendo um número equivalente de levitas, o restante dos primogênitos foi resgatado por dinheiro: eles foram assim libertados (Nm 3:44-51). Assim, a terra, ou aquele que se vendeu, poderia ser resgatado (Lv 25:23-24, 47-54). Os israelitas foram resgatados do Egito pelo grande poder de Deus (Êx 15:13). Daí o assunto se eleva para a redenção da alma ou vida, perdida por causa do pecado. O homem não pode dar a Deus um resgate por seu irmão: pois a redenção da alma é preciosa, ou custosa, e a redenção se extingue, deve ser abandonada, para sempre: isto é, todo pensamento de tentar dar um resgate deve ser abandonado – é muito caro (Sl 49:7-8).
No Novo Testamento, há duas palavras traduzidas como “redenção”, abrangendo pensamentos diferentes.
- λυτρόω – lutroō, λύτρωσις – lutrōsis, ἀπολύτρωσις – apolutrōsis, “soltar, uma soltura, deixar ir”, daí a libertação por um resgate pago, redimido.
- ἐξαγοράζω – exagorazō, “comprar como que do mercado”. Cristo redimiu os crentes da maldição da lei (Gl 3:13; Gl 4:5). Os Cristãos são exortados a “remir (exagorazō) o tempo”, isto é, comprar ou proteger a oportunidade (Ef 5:16; Cl 4:5).
A palavra semelhante, ἀγοράζω – agorazō, é traduzida como “comprar”. A diferença é importante pois na passagem em 2 Pedro 2:1, deve ser “comprou” e não “resgatou” como na maioria das versões em português (somente a TB traz “comprou”), pois aqueles mencionados são aqueles que negam os direitos de compra de Cristo e trazem sobre si uma repentina destruição, embora tivessem sido “comprados”. Cristo “comprou” todos, mas apenas os crentes são “redimidos”. Os Cristãos às vezes falam de “redenção universal” sem realmente entender do que estão falando, porque eles não observam a diferença entre “comprar” e “redimir”. Efésios 1:14 abrange ambos os pensamentos: “redenção da possessão adquirida por Deus” (TB).
Redenção às vezes é usada no sentido do título ou direito de redimir (Sl 130:7; Rm 3:24); e este direito Deus garantiu justamente para Si mesmo em Cristo, e em virtude disso Ele Se apresenta ao homem como o Justificador. Consequentemente, a redenção foi assegurada para Deus antes que o homem entrasse em seus efeitos. Mas os crentes agora a têm por fé, no sentido de perdão dos pecados, em Cristo, onde ela é estabelecida diante de Deus (Ef 1:7). E em resultado a redenção se estenderá ao corpo (Rm 8:23; Ef 4:30). Na aplicação, o termo redenção abrange o poder pelo qual ela se torna eficaz, bem como o fundamento ou condição em que se baseia; isso foi apresentado em figura no caso de Israel.