Reconciliação

[geral]

Exceto em 1 Samuel 29:4 e 2 Crônicas 29:24, a palavra hebraica é kaphar, que é mais de 60 vezes traduzida como “fazer expiação”. No Novo Testamento, Hebreus 2:17b deve ser traduzido como “fazer propiciação pelos pecados do povo” (ARA). Em Romanos 5:11, 11:15 e 2 Coríntios 5:18 e 19, a palavra “ é καταλλαγἠ – katallagē e é traduzida como “reconciliação”, significando “uma mudança completa”.

Pela morte do Senhor Jesus na cruz, Deus anulou em graça a distância que o pecado trouxe entre Ele e o homem, a fim de que todas as coisas pudessem, por meio de Cristo, ser apresentadas de maneira agradável a Ele. Os crentes já estão reconciliados, por meio da morte de Cristo, para serem apresentados como santos, irrepreensíveis e incupáveis (uma nova criação). Deus estava em Cristo, quando Cristo esteve na Terra, reconciliando Consigo o mundo, não levando em conta os pecados deles; mas agora que o amor de Deus foi totalmente revelado na cruz, o testemunho se espalhou por todo o mundo, rogando aos homens que se reconciliassem a Deus (2 Co 5:19-20). O fim é que Deus tenha Seu prazer no homem.

Cristo também aboliu o sistema da lei para que judeus e gentios pudessem juntamente se reconciliar a Deus, sendo os dois formados em Cristo em um novo homem (Ef 2:15-16). Como resultado, a reconciliação se estenderá a todas as coisas no céu e na Terra (Cl 1:20); não para as coisas debaixo da terra (os perdidos), embora estes tenham que confessar que “Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2:10-11). Veja: Restauração de Todas as Coisas.