Rebeca

[pessoa]

Filha de Betuel, sobrinho de Abraão e esposa de Isaque. O servo de Abraão a conduziu a alguém a quem ela não tinha visto antes – a Isaque – que em uma figura foi recebido de volta dos mortos depois de ter sido oferecido a Deus no altar: bela figura dos santos que formam a noiva de Cristo sendo guiada pelo Espírito Santo em sua jornada para ser a “esposa” do Ressuscitado “ao Qual, não O havendo visto” O ama, e de Quem agora podem ser companheiros em espírito, sendo de Sua “parentela”, de quem Ele não Se envergonha de lhes chamar “irmãos”.

Rebeca, quando estava entre os filisteus, negou seu verdadeiro relacionamento com Isaque, e da mesma maneira a Igreja professa tem sido infiel ao seu Senhor.

Vinte anos após seu casamento, Rebecca se tornou mãe de dois filhos gêmeos, Esaú e Jacó. Este último a quem Deus disse que deveria ser o primeiro, era seu filho favorito; mas ela carecia de fé e não esperou que a bênção prometida caísse sobre Jacó no tempo de Deus, mas a buscou em sua própria astúcia. Sua morte não é registrada, mas ela foi enterrada com seu marido na caverna de Macpela (Gn 22:23, 24-29, 49:31; Rm 9:10).