Primogênito

[geral]

bekor, πρωτότοκος – prōtotokos

  1. Moisés deveria dizer ao Faraó: “Assim diz o Senhor: Israel é Meu filho, Meu primogênito” (Êx 4:22). Deus o chamou para fora do Egito, o que se aplica também ao Senhor Jesus (Os 11:1; Mt 2:15)
  2. Porque Faraó se recusou a deixar o primogênito de Deus ir, todos os primogênitos do Egito foram mortos (Êx 12:29).
  3. Deus reivindicou para Si todos os primogênitos dos filhos de Israel, e de seu gado. Os primogênitos de Israel foram resgatados com os filhos de Levi, tanto quanto eles eram, e os restantes foram resgatados com dinheiro (Nm 3:12-51).
  4. Ao filho primogênito de uma família pertencia o direito de primogenitura. Esaú foi chamado de profano por vender seu direito de primogenitura: era desprezar o dom de Deus. O filho primogênito herdaria uma porção dobrada da propriedade de seu pai (Dt 21:15-17).
  5. No Novo Testamento, o termo é aplicado ao Senhor: Ele era o Primogênito de Maria (Mt 1:25). Ele também é chamado, em preeminência, “o Primogênito de toda criação” (Cl 1:15); “O Primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29); e “o Primogênito de entre os mortos” (Cl 1:18 – ARA; Ap 1:5 – ARF). Ao trazer “o Primogênito” ao mundo, Deus diz: “todos os anjos de Deus O adorem” (Hb 1:6).

No Velho Testamento também o título tinha força de preeminência, independentemente do tempo do nascimento. Davi, embora o mais jovem, foi feito o primogênito: (Compare Sl 89:27). Cristo também em todo relacionamento deve ter o primeiro lugar, como é manifesto nas passagens acima.