Porta

[geral]

Além do uso comum da porta como meio de entrada em uma casa, e de encerrar aqueles que estão dentro quando fechada, ela é usada simbolicamente na Escritura como uma forma de entrada à bênção. O Senhor disse: “Eu Sou a porta: se alguém entrar por Mim, salvar-se-á”. A salvação é somente por Ele. Ele também disse que como o verdadeiro Pastor Ele entrou no aprisco pela porta, isto é, embora Filho de Deus, Ele entrou como obediente pelos meios designados por Deus, sendo circuncidado, apresentado no templo e batizado (Jo 10:1-9). Deus abriu “a porta da fé” para os gentios por Paulo e Barnabé (At 14:27). Oportunidades de serviço são chamadas de portas abertas (1 Co 16:9; 2 Co 2:12; Cl 4:3; Ap 3:8)

Quando a igreja é representada como no estado de Laodiceia, o Senhor está do lado de fora batendo à porta da assembleia para ser admitido, a fim de que o indivíduo ouça, com a promessa de bênção aos que a abrirem para Ele (Ap 3:20).

As portas no Oriente são geralmente feitas de madeira; mas nas cidades desertas de Basã as portas são encontradas esculpidas em pedra, com uma projeção no topo e na base que serviam como pivôs nos quais a porta girava.