Pomba

[animal]

yonah, περιστερά – peristera: A conhecida ave da família dos pombos, da qual existem muitas espécies. Estas palavras são traduzidas tanto “pomba” quanto “pombo”. Para a rola, as palavras tor, τρυγώνv – trugōn, são usadas, nomes supostamente derivados do canto do pássaro. Os pombos são muito comuns na Palestina, e se qualquer pessoa fosse pobre demais para comprar um par para a oferta, pombinhos poderiam facilmente ser apanhados nas fendas das rochas: assim, Deus graciosamente ordenou que os mais pobres pudessem obter o que fosse necessário.

Existem quatro espécies de pombas que habitam a Palestina: destas, a mais abundante é o pombo-da-rocha, a Columba livia. Eles evitam a habitação do homem e vivem em fendas nas rochas. Existem três espécies de rolas conhecidas na Palestina, que são tanto selvagens como domesticadas. Algumas podem ser vistas frequentemente em Jerusalém. A mais abundante delas é talvez a Turtur auritus.

A pomba é comumente considerada como o emblema da paz: o Espírito Santo desceu sobre o Senhor “como pomba”, correspondendo a “paz na Terra, boa vontade para com os homens”. É também um emblema de inofensividade: “prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10:16). Em Cantares de Salomão, o noivo três vezes chama a noiva de “pomba minha” e diz que ela tem “olhos como os da pomba”; ela também diz esta última frase a respeito dele (Ct 1:15, 2:14, 4:1, 5:2, 12, 6:9). A gentileza amorosa caracteriza a pomba. Veja: Pombo, Rolinha