Pais Apostólicos

[geral]

Essa designação é aplicada aos primeiros escritores Cristãos, que conheceram os apóstolos, ou conheceram aqueles que os conheciam.

  1. Barnabé;
  2. Clemente;
  3. Hermas; supõe-se que sejam as pessoas assim nomeadas no Novo Testamento: veja sob os seus respectivos nomes.
  4. Policarpo, bispo de Esmirna. Ele escreveu uma epístola aos filipenses por volta de 125 d.C. Irineu diz que Policarpo foi “instruído pelos apóstolos e foi colocado em contato com muitos que haviam visto a Cristo”. Ele morreu como mártir. Uma carta antiga dá um relato particular de seu martírio.
  5. Inácio, bispo de Antioquia. Supõe-se que sete epístolas foram escritas por ele, mas foram grosseiramente interpoladas; oito ou nove outras são totalmente espúrias. Ele foi um mártir.
  6. Pápias, bispo de Hierápolis na Frígia. Ele disse ter ouvido o apóstolo João. Vários escritos são atribuídos a ele, mas dos quais apenas fragmentos permanecem. Ele também morreu como um mártir.
  7. Autor desconhecido de uma epístola eloquente e interessante a Diogneto.

Quase todos os escritos acima são muito diferentes das Escrituras, exceto onde isso é citado. Há uma linha profunda e escura de demarcação entre eles e os escritos que são inspirados. Alguns deles, entretanto, são encontrados no final de alguns dos Testamentos Gregos e eram lidos anteriormente nas igrejas. Felizmente, todos estes agora foram eliminados de qualquer associação com o Novo Testamento. Além do acima, existem seis “Evangelhos” apócrifos, uma dúzia de “Atos”, quatro “Revelações”, a “morte de Maria”.