Ovelha
[animal]
Ovelhas eram criadas em grande número na Palestina e constituíam grande parte das propriedades dos israelitas. A espécie comum ali era o ovino de cauda larga com chifres (Ovis laticaudatus e Ovis aries).
Na Palestina, elas seguem o pastor e conhecem sua voz, e não seguirão um estranho. Ovelhas e cordeiros eram constantemente oferecidos em sacrifício. O cordeiro da manhã e da tarde e os cordeiros da Páscoa eram todos figuras do Santo que era chamado de “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Simbolicamente, as ovelhas são uma figura do homem, pois tendem a desviar-se: “Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho”. (Is 53:6; Lc 15:4-7). O Senhor disse: “nunca hão de perecer”. O Bom Pastor chama Suas ovelhas pelo nome, e quando trazidas para Sua própria companhia, elas têm perfeita segurança, liberdade e sustento (Jo 10:9). O Senhor conduziu Suas ovelhas para fora do aprisco judaico: estas foram unidas com Suas “outras ovelhas” (crentes gentios), para que todas tornassem “um rebanho” com um Pastor (Jo 10:3, 16). No julgamento futuro das nações, os salvos são chamados “ovelhas”, em distinção dos perdidos, que são chamados “bodes” (Mt 25:31-46).