Ordenar
[geral]
No Velho Testamento, há onze palavras traduzidas dessa forma, com uma variedade de significados e aplicações. Deus estabeleceu a Lua e as estrelas (Sl 8:3 – ARA). Jeroboão constituiu sacerdotes para os altos, e para os demônios e para os bezerros que fizera (2 Cr 11:15). Nenhum dos sacerdotes ou profetas de Deus foi ordenado, no sentido agora entendido por esta palavra, como introdução a algum lugar espiritual, com poder e autoridade conferidos pelo homem. Em Jeremias 1:5 – ARA, onde Deus disse ao profeta: “te consagrei, e te constituí profeta às nações”, a palavra traduzida como “ordenado, estabelecido” é nathan, que significa simplesmente “dado”. Veja também 2 Reis 23:5.
No Novo Testamento, existem dez palavras traduzidas como “ordenar”. As passagens que podem parecer ter alguma referência à transmissão de uma supremacia sacerdotal são:
- Cristo ordenou Seus doze apóstolos (Mc 3:14). Aqui, a palavra é ποιέω – poieō, “fazer”.
- Matias foi ordenado para ocupar o lugar de Judas (At 1:22): γίγνομαι – ginomai, “tornar-se”.
- Paulo ordenou anciãos em cada cidade (At 14:23): χειροτονέω – cheirotoneō, “designar por estender as mãos”: isso é traduzido como “escolhido” em 2 Coríntios 8:19.
- Paulo disse: “fui constituído pregador, e apóstolo” (1 Tm 2:7): τίθημι – tithēmi, “colocar” (compare Jo 15:16).
- Anciãos ordenados e sumos sacerdotes ordenados (Tt 1:5; Hb 5:1 8:3): καθίσημι – kathistēmi, “colocar, designar.” Os significados das palavras gregas mostram que, embora os anciãos fossem nomeados pelos apóstolos e chamados de “bispos”, não havia poder sacerdotal transmitido por meio disso, nem havia autoridade para continuar tais nomeações transmitidas.