Oráculo
[geral]
Foi dito a respeito de Aitofel que seu conselho era “como se a Palavra [o Oráculo – ARA] de Deus se consultara” (2 Sm 16:23). Em todos os outros lugares do Velho Testamento, a palavra “oráculo” se aplica ao Santo dos santos. É, sem dúvida, assim chamado porque Deus disse: “E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que Eu te ordenar para os filhos de Israel” (Êx 25:22). E foi de lá que Moisés recebeu muitas das leis (1 Rs 6:5-31, 7:49, 8:6, 8; 2 Cr 3:16, 4:20, 5:7, 9; Sl 28:2).
No Novo Testamento, a palavra assim traduzida é λόγιον – logion; é aplicada à lei dada a Moisés e confiada a Israel; e também às verdades reveladas nos tempos do Novo Testamento (At 7:38; Rm 3:2; Hb 5:12; 1 Pe 4:11). Significa “uma mensagem ou resposta dada por Deus”, e daí o lugar de onde foram dadas.
No mundo pagão erudito, Satanás teve lugares que imitaram isso, nos quais era professado que uma resposta de seus deuses poderia ser obtida; mas as respostas eram muitas vezes propositadamente vagas, a fim de que depois pudessem ser interpretadas de maneira diferente, conforme o evento acontecesse. Assim, as pessoas que fizeram as perguntas foram enganadas.