Oferta pela Culpa

[geral]

Esta difere da oferta pelo pecado porque contempla o governo de Deus, ao passo que a oferta pelo pecado se refere à natureza santa de Deus e, portanto, Seu tratamento necessário com o pecado no julgamento. O Senhor também é a verdadeira oferta pela culpa, conforme visto em Isaías 53:10-12 e Salmo 69. Ele restaura mais a Deus do que o mal feito a Ele pelo pecado do homem, e os efeitos da oferta pela culpa serão manifestados no reino.

A oferta pela culpa é encontrada pela primeira vez em Levítico 5-6 a respeito de casos de injustiça feita ao Senhor ou a um vizinho. Nesses casos, o homem precisava oferecer uma oferta pela culpa – por uma ofensa contra um vizinho que usurpava os direitos de Deus – e também fazer a restituição, com um quinto adicionado. Em Levítico 5:6-9, a mesma oferta é chamada de oferta pela culpa e oferta pelo pecado; mas em Levítico 14, para a purificação de um leproso, tanto a oferta pelo pecado quanto a oferta pela culpa eram necessárias; e as mesmas duas ofertas deviam ser trazidas se um nazireu fosse contaminado (Nm 6:10-12). Parece, portanto, que a oferta pela culpa é uma variedade de ofertas pelo pecado.

A bezerra ruiva também era uma oferta pelo pecado, chamada de “purificação do pecado” em Números 19:9, 17 (JND), mas o significado é uma oferta pelo pecado. A propósito, era para casos de contaminação. Veja: Bezerra Ruiva.