Oferta do Holocausto

[geral]

Isso é figura de Cristo Se apresentando de acordo com a vontade divina para o cumprimento do propósito e manutenção da glória de Deus onde o pecado foi levado em consideração. Na figura, a vítima e o ofertante eram essencialmente distintos, mas em Cristo os dois eram necessariamente combinados. O holocausto, quando não especificamente prescrito, era trazido para aceitação do homem. A expressão “oferecerá de sua própria vontade” em Levítico 1:3 é melhor traduzida: “oferecerá para sua aceitação” (JND). A vítima pode ser um macho do rebanho, ou uma ovelha ou cabra do rebanho, ou ainda, rolas ou pombinhos, de acordo com a capacidade do ofertante ou com o apreço que tinha pela oferta. Essas ofertas eram diferentes em grau, mas do mesmo tipo. O macho é o tipo de oferta mais elevado: nenhuma fêmea é mencionada no holocausto.

Depois que o ofertante houvesse colocado as mãos sobre a vítima, ele a sacrificava (exceto no caso de aves, que o sacerdote as sacrificava). De Levítico 1 parece que o ofertante também a esfolava, cortava em pedaços e lavava as partes internas e as pernas com água; mas as expressões podem ser tomadas em um sentido impessoal, “Que seja esfolado”, e esses atos podem ter sido praticados pelos sacerdotes ou levitas. (Os levitas esfolaram os sacrifícios em 2 Crônicas 29:34, quando os sacerdotes eram poucos). O sacerdote aspergia o sangue ao redor sobre o altar e, exceto o couro que era do sacerdote, todo o animal era queimado como um cheiro suave sobre o altar. Ele fazia expiação pelo ofertante, que encontrava aceitação em seu valor. Foi figura da oferta perfeita de Cristo se oferencendo a Si mesmo, sendo testado em Seu íntimo pelo fogo perscrutador do julgamento divino (Lv 1). Esse aspecto da cruz é visto em passagens como Filipenses 2:8; João 10:14-17, 13:31, 17:4; Romanos 5:18.

Levítico 6 apresenta a lei do holocausto. “o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã... O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará” (vs. 9, 12). Isso se refere aos cordeiros da manhã e da noite; eles formaram um holocausto perpétuo (Êx 29:38-41). Deve-se observar que era “toda a noite até a manhã” (embora fosse perpétuo), sem dúvida para apontar que Cristo é para Israel sempre um cheiro suave para Deus, mesmo durante o presente período de trevas e esquecimento de Israel. Arão tinha que vestir suas vestes de linho para remover as cinzas do altar para “o lugar das cinzas” ao lado do altar: ele então mudava sua roupa e carregava as cinzas para fora do arraial. As cinzas eram a prova de que o sacrifício havia sido completamente aceito (a versão King James traz na margem do Salmo 20:3, “tornado em cinzas” para a palavra “aceito”). Na “manhã” Israel saberá que sua aceitação e bênção são por meio da obra de seu Messias na cruz. O sacrifício diário era oferecido pelo sacerdote agindo por toda a nação e apresentava em figura a base de suas bênçãos e privilégios. Portanto, a fé valorizava muito isso (Ed 3:3; Dn 8:11, 13, 26, 9:27).