Naftali
[pessoa]
Quinto filho de Jacó e segundo de Bila. O nome também inclui frequentemente seus descendentes e o território que eles possuíam. Naftali e seus quatro filhos entraram no Egito com Jacó, e nada mais é registrado sobre ele pessoalmente. Nas duas numerações das tribos, Naftali somava 53.400 e 45.400. Quando Jacó anunciou profeticamente às tribos o que lhes aconteceria nos últimos dias, ele disse: “Naftali é uma cerva solta; ele dá palavras formosas” (Gn 49:21): é o remanescente de Israel como o vaso de testemunho. Moisés disse: “Farta-te, ó Naftali, da benevolência, e enche-te da bênção do Senhor, e possui o Ocidente e o Meio-dia” (Dt 33:23). É a bênção completa do remanescente como povo do Senhor.
Sua possessão, que era montanhosa e fértil, estava no norte com o alto Jordão no leste e Aser no oeste. Ijom, que ficava mais ao norte do que Dã, estava na terra deles (Js 19:32-39). Quando Baasa, rei de Israel, atacou Judá, Asa enviou ouro e prata a Ben-Hadade, rei da Síria, em busca de ajuda. Ele respondeu imediatamente, e seu exército derrotou Ijon, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali (2 Cr 16:4). Esta tribo foi a primeira do oeste do Jordão a ser levada cativa por Tiglate-Pileser, rei da Assíria (2 Rs 15:29).
Em Isaías 9:1-2 está profetizado que Naftali com Zebulom deveria ver uma grande luz: isso foi cumprido quando o Senhor atravessou aquele distrito, ensinou nas sinagogas e curou doenças ali (Mt 4:13, 15). A profecia parece dizer que Zebulom e Naftali estavam além do Jordão; mas alguns julgam que três distritos são mencionados; Zebulom e Naftali; o caminho do mar além do Jordão; e Galileia dos gentios. Mas outros julgam que apenas o distrito a oeste do Jordão é mencionado. A palavra hebraica em Isaías 9:1, traduzida “além” é eber, e às vezes é traduzida “desta banda”, como em Josué 1:14-15. Quando o Senhor Jesus estava na Terra, a grande luz foi derramada em ambos os lados do Jordão, embora o oeste fosse mais especialmente o cenário de Seu ministério. O Evangelho de Mateus não fala de Seu ministério em Jerusalém até que Ele foi lá para sofrer.