Moabe, Moabitas

[pessoa]

Filho de Ló com sua filha mais velha, seus descendentes, e a terra que habitaram (Gn 19:37). Nenhum relato é dado de Moabe pessoalmente. O território de seus descendentes ficava a leste do Mar Salgado. Quando a tribo de Rúben obteve sua posse, seu limite ao sul era o rio Arnom, rio esse que era o limite norte dos moabitas, pois eles haviam sido impelidos para o sul pelos amorreus antes da chegada de Israel (Nm 21:11-30). Quando os israelitas se aproximaram da terra prometida, eles foram instruídos a não molestarem nem contenderem com Moabe (Dt 2:9), então eles passaram para o leste deles. Os moabitas, entretanto, ficaram aterrorizados quando souberam que os amorreus haviam sido feridos, e Balaque, seu rei, contratou Balaão para amaldiçoar Israel. Balaão foi compelido por Deus a abençoá-los em vez de amaldiçoá-los, mas deu a Balaque o conselho fatal de tentar enfraquecê-los por meio de alianças sedutoras (o que os faria cair sob a disciplina do Senhor), e isso, infelizmente, foi demais bem-sucedido (compare Ap 2:14). Foi em um vale na terra de Moabe que Moisés foi secretamente sepultado (Dt 34:6).

No tempo dos Juízes, Deus usou Eglom, rei de Moabe, para punir Israel, e eles serviram aos moabitas por 18 anos; mas quando clamaram ao Senhor, Ele os livrou, e dez mil moabitas foram mortos (Jz 3:12-30). As relações de Israel com os moabitas eram variadas. Na profecia de Isaías 16. Moabe é característico do mundo no qual o peregrino Israel está escondido; Elimeleque e Noemi fugiram da fome para lá, e Davi, quando Saul o perseguia, confiou ao rei seu pai e sua mãe. Durante seu reinado subsequente, Davi os derrotou e os tornou tributários (1 Sm 22:3-4; 2 Sm 8:2; 1 Cr 18:2).

No tempo de Josafá, os filhos de Moabe, Amon e o monte Seir atacaram Judá, mas Deus tomou a batalha para Si e os fez atacar uns aos outros (2 Cr 20:1-23). Durante o reinado de Acabe, eles foram novamente tributários, mas quando ele morreu, abandonaram sua aliança, mas foram completamente subjugados pelas forças unidas de Israel, Judá e Edom. Em desespero, o rei de Moabe ofereceu seu filho mais velho em sacrifício (2 Rs 3:4-27). Eles se levantaram até certo ponto, mas foram novamente subjugados por Nabucodonosor (Jr 27:1-11).

Rute era uma moabita, assim como algumas das esposas de Salomão, por quem ele introduziu em Jerusalém a adoração a Quemos, o ídolo de Moabe (2 Rs 23:13). Os moabitas não podiam ser recebidos na congregação do Senhor para sempre (Dt 23:3). As numerosas ruínas existentes no país dos moabitas mostram que ele já foi ocupado pela população, e deve ter sido rico para pagar anualmente a Israel 100.000 cordeiros e 100.000 carneiros com a lã.

Moabe é denunciado nos profetas: havia repreendido o povo de Deus, e Ele declarou que deveria ser como Sodoma, como “campo de urtigas, e poços de sal, e assolação perpétua” (Sf 2:8-9). Este é o seu estado no momento. No futuro, o rei do norte entrará “na terra gloriosa, e muitos países serão derribados, mas escaparão das suas mãos estes: Edom, e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom” (Dn 11:40-41): estes serão deixados para Israel punir (Is 11:14).

A Pedra Moabita. Em conexão com Moabe, um monumento interessante foi descoberto em 1868 em Dibon (Dhiban) na terra de Moabe. Era uma pedra de cerca de 1 metro por 60 centímetros, e continha 34 linhas de inscrição em caracteres fenícios. Quando os árabes descobriram que duas ou três nações desejavam possuir a pedra, pensaram que deveriam ganhar mais quebrando-a em pedaços: um fogo foi aceso embaixo dela e, quando aquecida, água fria foi derramada no topo, que a quebrou. Por fim, cerca de dois terços dessas peças foram recuperadas e agora estão no Museu do Louvre em Paris: um molde em papel está no Museu Britânico. Uma impressão de papel foi feita da pedra antes de ser quebrada, o que, com as peças recuperadas, permite dar uma tradução quase completa da inscrição.

É dedicada a Quemos, o deus de Moabe, por Mesa. Ele admite que Quemos ficou zangado com sua terra e que Onri, rei de Israel, a tomou, e ele e seu filho os oprimiram por 40 anos. Então Quemos teve misericórdia dele, e o rei Mesa foi capaz de resgatar algumas das cidades, matar o povo e tomar o despojo, e ele construiu outras, das quais ele dá os nomes. Não pode haver dúvida de que o Mesa da pedra é o mesmo que o Mesa da Escritura. O filho de Onri seria Acabe; e em 2 Reis 3:5 diz que, com a morte de Acabe, o rei de Moabe se rebelou contra o rei de Israel. Acazias sucedeu a Acabe, mas não foi ele quem atacou Moabe: seu reinado (de dois anos) e o início do reinado de Jeorão dariam a Mesa tempo para se fortalecer contra Israel e atacar algumas das cidades periféricas. A Escritura é assim confirmada por este interessante monumento.