Mitra

[geral]

A cobertura para a cabeça do sumo sacerdote. Era feita de linho fino: a ela era presa por uma cordão de fio azul “a lâmina de ouro puro”, na qual estava gravado “Santidade ao Senhor”. Esta placa estava sobre a testa. A mitra era um símbolo da manutenção da pureza, justiça e santidade pelo Senhor Jesus como o Ministro do santuário ou lugar santo (Êx 28:4, 37, 39, 29:6, 39:28, 31; Lv 8:9, 16:4).

A palavra é mitsnepheth, e (traduzida como “diadema”) ocorre novamente em uma referência notável ao “profano e ímpio príncipe de Israel”, que, embora se referindo ao então rei, Zedequias, parece apontar para o futuro anticristo em conjunção com a besta romana, pois ela é representada usando o diadema e a coroa, que devem ser removidos. Deus diz: “transtornarei, transtornarei, transtornarei,... até que venha Aquele a Quem pertence o direito; e lho darei a Ele” (Ez 21:25-27 – TB). Com isto concorda Isaías 28:5: “Naquele dia o Senhor dos exércitos será por coroa de glória e diadema de formosura para o restante de Seu povo”. Em Zacarias 3:1-8, onde Josué, o sumo sacerdote, como representante do povo, é libertado da resistência de Satanás e limpo, uma mitra limpa (tsaniph, uma palavra semelhante à anterior) é colocada sobre sua cabeça e ele será vestido com vestes novas. O Senhor Jesus como o Renovo surge e a bênção segue.