Midiã, Midianitas
[pessoa]
Filho de Abraão e Quetura, e seus descendentes (Gn 25:2-4). Eles estavam localizados no extremo sul, a oeste do Golfo de Aqaba e a leste do Monte Horebe. Que eles se estenderam ainda mais ao norte é provado pelo relacionamento que tiveram com os israelitas quando na terra; a menos que, como alguns supõem, o termo midianitas não se restringisse a esta tribo. Moisés, quando fugiu do rei do Egito, encontrou abrigo em Midiã (Êx 2:15-22).
A próxima referência a eles é onde se juntaram a Moabe para solicitar a Balaão que amaldiçoasse Israel quando estivesse na fronteira da terra; e foi com os midianitas que Israel cometeu fornicação (Nm 22:4, 7, 25:6-18). Moisés foi instruído a fazer guerra contra eles, e lemos que os israelitas mataram todos os homens, queimaram todas as suas cidades e acampamentos e, depois, mataram as mulheres; ocasião em que Balaão também foi morto (Nm 31:1-18).
Durante o tempo dos juízes, porque os israelitas pecaram contra o Senhor, Ele “os entregou na mão dos midianitas por sete anos”; mas quando, estando muito oprimidos, clamaram ao Senhor, Ele levantou Gideão e houve uma grande matança de midianitas, de modo que “nunca mais levantaram a sua cabeça” contra Israel. Nada é registrado sobre eles durante o período do reino (Nm 10:29; Jz 6-8; 1 Rs 11:18; Sl 83:9-11; Is 9:4, 10:26, 60:6; Hc 3:7; At 7:29).