Micaías
[pessoa]
- Filho de Inlá. Quando Josafá se juntou a Acabe, e todos os profetas de Acabe predisseram seu sucesso contra Ramote-Gileade, Josafá perguntou se não havia outro profeta do Senhor a quem eles pudessem consultar. Então Micaías foi chamado, embora Acabe dissesse que o aborrecia, pois ele sempre profetizou o mal contra si. A princípio Micaías disse: “Sobe e serás próspero, porque o Senhor a entregará na mão do rei”. A maneira como isso foi dito aparentemente convenceu Acabe de que foi dito com ironia, pois ele disse: “Até quantas vezes te conjurarei, que me não fales senão a verdade em nome do Senhor?” Micaías imediatamente disse que viu todo o Israel disperso, sem pastor. O Senhor disse que eles não tinham senhor.
Em seguida, ele relata que viu, provavelmente em uma visão, o Senhor assentado em Seu trono e perguntando quem persuadiria Acabe a ir a Ramote-Gileade e cair ali. Um espírito se ofereceu para realizá-lo sendo um espírito de mentira na boca de todos os profetas de Acabe. Isso tinha acontecido. Zedequias, um dos profetas de Acabe, feriu Micaías no queixo e disse: “Por onde passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?” Micaías respondeu: “Eis que o verás naquele mesmo dia, quando entrares de câmara em câmara, para te esconderes”. Acabe se disfarçou, mas foi ferido por uma flecha e morreu. Os 400 profetas de Acabe e o único profeta do Senhor são um exemplo do conflito de espíritos, que o Cristão agora é chamado a experimentar (1 Rs 22:8-28; 2 Cr 18:7-27).
- Pai de Acbor (2 Rs 22:12), chamado Mica em 2 Crônicas 34:20.
- O príncipe de Judá enviou sacerdotes e levitas para ensinar a lei ao povo (2 Cr 17:7).
- Filho de Zacur, um descendente de Asafe (Ne 12:35). Aparentemente chamado de Mica em 1 Crônicas 9:15 e em Neemias 11:17, 22.
- Sacerdote que ajudou na dedicação do muro de Jerusalém (Ne 12:41).