Mefibosete
[pessoa]
- Filho de Jônatas, filho de Saul. Aos cinco anos, ele caiu dos braços ou do ombro de sua babá e ficou coxo de ambos os pés. Quando Davi assumiu o poder, ele perguntou se havia algum descendente de Saul a quem ele pudesse mostrar a bondade de Deus por causa de Jônatas, e Mefibosete foi encontrado. Todas as posses de Saul foram dadas a Mefibosete sob os cuidados de Ziba como seu servo, e a Mefibosete foi dado assentar-se à mesa do rei continuamente. Davi e Jônatas fizeram uma aliança quanto à sua semente (1 Sm 20:15, 42). Davi respeitou isso totalmente e o excedeu em muito, pois foi uma verdadeira graça da parte dele trazer Mefibosete para se assentar à sua mesa.
Quando Absalão se revoltou, Ziba trouxe presentes a Davi e caluniou Mefibosete, dizendo que ele buscava o reino. Davi então deu a Ziba todas as posses de Mefibosete; mas ao ouvir subsequentemente as explicações de Mefibosete, Davi dividiu a herança entre eles. O fato de ele ter feito isso e a maneira como respondeu a Mefibosete: “Por que ainda falas mais de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba, reparti as terras”, torna duvidoso se Davi estava totalmente convencido da inocência de Mefibosete. Enquanto o rei estava ausente, Mefibosete não tinha lavado os pés, nem aparado a barba, nem lavado suas roupas; e quando Davi decidiu que a terra deveria ser dividida, ele disse: “Tome ele também tudo, pois já veio o rei, meu senhor, em paz à sua casa”. Quando os descendentes de Saul foram exigidos como recompensa aos gibeonitas, Davi poupou Mefibosete por causa de Jônatas, nem foi mencionado quando o rei morreu (2 Sm 4:4, 9:3-13, 16:1- 4, 19:24-30, 21:7). Em 1 Crônicas 8:34 e 9:40, ele é chamado de Meribe-Baal, “Baal contenda”.
- Filho de Saul e Rispa: ele e seu irmão Armoni estavam entre os sete entregues à morte, por causa da fome que Deus trouxe sobre a terra porque o pecado de Saul contra os gibeonitas não havia sido expiado. Rispa protegeu os corpos de dia e de noite, até que Davi fez com que seus restos mortais fossem enterrados com os de Saul e Jônatas (2 Sm 21:8-14).