Marido
[geral]
As palavras mais comumente traduzidas como “marido” são ish e ἀνήρ – aner, ambas significando “homem”. “O homem de uma mulher” significava seu marido. Muito pouco se fala sobre a forma legal do casamento, mas o vínculo matrimonial foi considerado sagrado desde o princípio e pela humanidade em todos os lugares. Eva deu o fruto proibido a seu marido (Gn 3:6, 16). Maria foi desposada com José, e ele é chamado de seu marido (Mt 1:19). O marido é o cabeça da esposa e, como tal, ocupa o lugar de responsabilidade e autoridade; ele é exortado a amar sua esposa. Está envolvido na liderança que ele a ame como seu próprio corpo, e cuide dela, como o Senhor faz com a assembleia (Ef 5:23-29; Cl 3:18-19).
Paulo escreveu aos coríntios: “vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um Marido, a saber, a Cristo” (2 Co 11:2). Em Apocalipse 21, a nova Jerusalém é vista descendo do céu, preparada como uma noiva adornada para seu marido: esse Marido é o Senhor Jesus, pois ela é a noiva, a esposa do Cordeiro.
Também haverá uma união no futuro entre o Senhor e Israel. Tem havido o repúdio: o Senhor disse: “ela não é Minha mulher, e Eu não Sou seu Marido”; mas chegará o dia em que ela dirá: “Ir-me-ei e tornar-me-ei a meu primeiro Marido”. o Senhor responde: “Tu Me chamarás Ishi”, que é “marido”; “E não Me chamarás mais de Baali”, “mestre”. “Desposar-te-ei Comigo para sempre” (Os 2:2-20). Felizes uniões haverá quando o Senhor Jesus for reconhecido e amado por Israel, como seu Messias e Rei, e a Igreja for reconhecida e manifestada como a noiva de Cristo. Veja: Adão, Homem.