Mar Salgado
[geral]
O lago ao sul da Palestina, agora comumente chamado de Mar Morto, porque foi por muito tempo considerado que nada que tivesse vida poderia existir nele; mas alguns organismos inferiores (como o polígrafo) foram encontrados nele em sua extremidade norte. É chamado de “mar Salgado” (Nm 34:3, 12; Dt 3:17; Js 3:16): “o mar da campina (ou planície)” ou “mar da Arabá” (ARA) (Dt 4:49; 2 Rs 14:25); “mar do Oriente (ou oriental)” (Ez 47:18; Jl 2:20); e simplesmente “o mar” em Ezequiel 47:8. O termo “mar Salgado” é muito apropriado; pois contém muito mais sal do que a encontrado na água do mar comum, o que o causa muita náusea. Também é muito pesado, de modo que a pessoa não pode afundar nele; e após o banho deixa uma crosta de sal na pele.
O rio Jordão e alguns riachos correm em direção ao Mar Salgado, mas não há deságue. As rochas que o cercam tornam o calor muito grande e a evaporação é rápida. Seu tamanho é cerca de 75km de comprimento por 16km de largura em sua parte mais larga. Sua superfície fica às vezes (pois varia de acordo com a chuva) cerca de 400 metros abaixo do nível do mar, tornando-o, até onde se sabe, o lago mais baixo que existe. Sua parte mais profunda fica a cerca de 400 metros abaixo da superfície. No geral, é como nenhum outro lago conhecido e é característico de morte e sombria desolação.
Na restauração de Israel em um dia futuro, um rio sairá da casa, o futuro templo, rio esse que descerá para o deserto e correrá para este mar, e as águas serão curadas. En-Gedi (Ain Jidy, cerca de meio caminho ao longo da costa do Mar Morto, no oeste) será uma das estações dos pescadores (Ez 47:1-10). Uma bela figura do futuro quando Deus trará à vida os ossos mortos e secos de Israel e Judá, e tornando-os o meio de vida para outros.
Que conexão existe, se houver, entre o estado atual do Mar Salgado e a destruição de Sodoma e Gomorra, não é conhecida. Em Gênesis 14, a batalha dos quatro reis contra os cinco foi no “vale de Sidim, que é o mar de Sal” (Gn 14:3). Os quatro reis tinham vindo de longe, mas os cinco reis, dos quais os reis de Sodoma e Gomorra eram dois, estavam perto de casa; além disso, a conexão não pode ser rastreada. Este mar agora é chamado de Bahr Lut, o “Mar de Ló”.