Lugar alto

[geral]

A palavra comumente usada para o lugar alto é bamah, significando o que é alto ou elevado (compare Ez 20:29), e então as colinas nas quais os altares foram erguidos. Havia tais lugares em Canaã antes de os israelitas entrarem, os quais foram instruídos a destruir (Nm 33:52). Se os israelitas tivessem feito isso, Deus destruiria esses lugares altos e cortaria suas imagens (Lv 26:30).

Nas passagens acima, os lugares altos estão relacionados com a idolatria; mas parece que antes de o templo ser construído, altares para a adoração de Deus haviam sido erguidos em outro lugar que não no tabernáculo. Com Samuel em Zufe, o povo teve um “sacrifício no alto” (havendo Deus abandonado o tabernáculo em Siló, resultou esta desordem). Era evidentemente em terreno elevado, pois eles subiram até lá e desceram (1 Sm 9:12-25). No início do reinado de Salomão, o povo sacrificava em lugares altos porque o templo ainda não havia sido construído. Isso foi um fracasso, pois lemos que “Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi, seu pai; somente que nos altos sacrificava e queimava incenso” (1 Rs 3:2-4) O tabernáculo estava lá em Gibeão (1 Cr 16:39; 2 Cr 1:3), de modo que parecia ser o lugar certo para se ir, e foi onde Deus apareceu a Salomão durante a noite; no entanto, era “o grande (lugar) alto”. A razão dessa desaprovação implícita é, sem dúvida, porque a arca não estava lá, o símbolo da presença de Deus, que era o verdadeiro lugar de adoração. No final da vida de Salomão, ele pecou gravemente ao construir um lugar alto para os deuses de todas as suas esposas estranhas (1 Rs 11:7-8). Sobre a divisão do reino, Jeroboão estabeleceu seus ídolos e “constituiu para si sacerdotes para os altos, e para os demônios, e para os bezerros que fizera” (2 Cr 11:15). Com estes dois exemplos, não é de estranhar que em toda a terra existissem muitos lugares altos. Ezequias e Josias zelosamente destruíram os altos, que incluíam as construções e os ídolos com eles relacionados. A palavra bamah é usada aparentemente para qualquer levantamento idólatra, pois certa vez lemos sobre lugares altos em um vale (Jr 7:31).

O termo “lugares altos” tem outra aplicação sob a palavra hebraica ramah, que também significa “exaltado”; pois Israel é encarregado de fazer um lugar alto em cada rua e em cada canto do caminho, o que sem dúvida se refere a algum santuário ou símbolo de idolatria conectado com práticas abomináveis (Ez 16:24-25, 31, 39). Eles cortejaram o favor dos pagãos adotando sua adoração e costumes idólatras.