Ló
[pessoa]
Filho de Harã, irmão de Abraão. Ele parece ter acompanhado Abraão sem ter tido a mesma fé no Deus de Abraão. Quando seus rebanhos e manadas aumentaram tanto que não podiam mais morar juntos, Abraão pediu a seu sobrinho que escolhesse para onde queria ir. Ló olhou para a planície bem regada do Jordão e foi em direção a Sodoma, embora os homens daquela cidade fossem extremamente ímpios. O próximo registro de Ló é que ele morou em Sodoma e de lá foi levado cativo pelos quatro reis que fizeram guerra contra aquela cidade.
Embora resgatado por Abraão, ele não aproveitou a disciplina, mas voltou a habitar na cidade culpada; ao passo que Abraão não aceitaria nem mesmo uma correia dum sapato de seu rei. Ló é visto em seguida assentado à porta de Sodoma, o lugar de poder e julgamento, quando os dois anjos chegaram para destruir a cidade. Ele agiu com hospitalidade para com eles, mas teve que ser resgatado por eles da inimizade dos habitantes.
Ló e sua família relutaram em deixar a cidade, mas os anjos os apressaram a sair e ordenaram que fugissem para as montanhas. Ló rogou que pudesse ir para Zoar, e lhe foi permitido; mas, temendo ficar lá, ele partiu com suas duas filhas e morou em uma caverna, onde, infelizmente, ele se tornou o pai de Moabe e Ben-Ami, os ancestrais dos moabitas e amonitas, que são posteriormente referidos como os filhos de Ló.
De sua história no Velho Testamento, não poderia ter sido descoberto que ele era um homem justo; mas este testemunho é dado a respeito dele em 2 Pedro 2:7-8, onde ele é chamado de “o justo Ló”, que, como um homem justo, ficava diariamente atormentado em sua alma pelas ações ilícitas daqueles entre os quais ele morava. Embora Deus o tenha libertado, ele é um exemplo solene de um homem justo habitando desnecessariamente em meio a uma grande maldade; sendo seu curso o mais forte contraste com o de Abraão (Gn 11-14, 19; Sl 83:8; Lc 17:28-29).
A Mulher de Ló, ao deixar Sodoma, olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal e é levantada como um aviso para não protelar, mas para fugir dos juízos vindouros (Lc 17:32).