Levitas
[povo]
Tribo que descendia de Levi, filho de Jacó. Quando Moisés desceu do monte e viu o bezerro de ouro que o povo tinha feito, perguntou: “Quem é do Senhor, venha a mim. Então, se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi”. Ele ordenou que eles cingissem suas espadas e matassem cada homem, seu irmão, seu companheiro e seu vizinho. E caiu do povo naquele dia cerca de 3.000. Moisés falou sobre isso como consagrar-se ao Senhor, cada homem em relação a seu filho e em relação a seu irmão, para que Deus pudesse conceder uma bênção sobre eles (Êx 32:26-29).
Os levitas foram escolhidos por Deus como redenção por todos os primogênitos de Israel, que Deus reivindicou para Si mesmo. Assim, tornaram-se inteiramente Seus e foram dados a Arão para ministrar em tudo o que pertencia ao serviço do tabernáculo, exceto o sacerdócio, que era restrito a Arão e seus descendentes (Nm 3:5-51).
Dos levitas, havia três ramos principais: os gersonitas, os coatitas e os meraritas. Moisés e Arão eram descendentes de Coate. Quando o acampamento de Israel estava em descanso, esta tribo cercava o tabernáculo. Quando ele se movia, eles tinham que carregar suas várias partes e as coisas santas pertencentes a ele. De acordo com Números 4:3, os levitas parecem ter começado seu serviço no tabernáculo com a idade de trinta anos; mas em Números 8:24-26 a idade é dada como vinte e cinco. Pode ser que eles tenham passado os primeiros cinco anos em provação, aprendendo seus deveres. Quando Israel se estabeleceu em Canaã e o trabalho de carregar o tabernáculo terminou, eles começaram seu serviço com a idade de vinte anos. Eles trabalhavam até os cinquenta anos de idade (1 Cr 23:24-27).
Antes de os levitas iniciarem qualquer serviço, eles foram completamente limpos e consagrados. Os filhos de Israel impuseram as mãos sobre eles, e Arão os ofereceu “perante o Senhor pelos filhos de Israel” para que executassem o serviço do Senhor. Uma expiação foi feita por eles (Nm 8:5-26).
Os levitas não tinham herança na terra, e para que pudessem ser livres para servir ao Senhor, dízimos foram dados a eles (Lv 18:1-32). Foram dadas a eles 48 cidades como lugares para morarem, e seus subúrbios para o gado. Seis dessas cidades deveriam ser cidades de refúgio (Lv 35:1-8). Os nomes das cidades são fornecidos (Js 20:7-9, 21:1-42).
No tempo de Davi, os levitas eram designados “para o serviço do canto”; outros eram porteiros: alguns eram cantores e outros tocavam vários instrumentos (1 Cr 6:31, 15:16, 26). Nos dias de Ezequias, depois que o templo foi purificado, os levitas aparentemente ajudaram a esfolar os sacrifícios, sendo considerados “mais retos de coração para se santificarem do que os sacerdotes” (2 Cr 29:34). Na Páscoa que se seguiu, os levitas tinham a incumbência de matar os cordeiros pascais pelas as pessoas que não estavam limpas (2 Cr 30:17). No retorno do exílio, os levitas ajudaram a explicar a lei ao povo (Ne 8:7-8). No Novo Testamento, os levitas são mencionados apenas em Lucas 10:32; João 1:19 e Atos 4:36.
Os levitas são figuras dos Cristãos, que são redimidos, purificados e consagrados ao serviço do Senhor, e não têm herança na Terra.