Lavagem da Regeneração
[geral]
Este termo ocorre apenas em Tito 3:5. “Regeneração” não é usada na Escritura no significado eclesiástico moderno da palavra, como pode ser visto na única outra ocorrência dessa palavra em Mateus 19:28, onde evidentemente se refere a uma ordem de coisas ainda futuras. Em Tito, é dito que o crente é salvo pela lavagem143 em conexão com a nova ordem das coisas introduzida pelo Cristianismo, conforme indicado no batismo e na renovação do Espírito Santo.
As palavras “nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”, mostram que há um presente escape e libertação do mundo e seu curso, e uma entrada nas coisas que caracterizam o mundo vindouro, das quais o Espírito Santo é agora o Revelador e o Poder, assim como quando Israel escapou do Egito e de sua vergonha pelo Mar Vermelho, e antecipou Canaã em seu cântico de louvor.
[143]
N. do T.: Nota de rodapé “b” de Tito 3:5 na tradução de J. N. Darby “‘Lavagem’ está correto aqui. É um banho ou a água para ele. ‘Regeneração’ não é a mesma palavra para ‘nascido de novo’ e nem é usada assim na Escritura. A força da palavra é de uma mudança de posição; um novo estado de coisas. A palavra é apenas usada aqui e em Mateus19:28 em relação ao reino vindouro do Salvador”.